Coleção Visitável da Matriz de Lagoa recebe Mensão Honrosa dos prémios APOM 2018

A Coleção Visitável da Matriz de Lagoa recebeu uma Menção Honrosa dos prémios APOM 2018. O prémio foi recebido por Joana Simas, a responsável pelo inventário feito na Igreja de Santa Cruz, e que levou à realização desta coleção visitável.

A cerimónia de entrega dos Prémios APOM 2018 teve lugar no Auditório do Museu Nacional dos Coches, em Lisboa e cuja cerimónia contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

De salientar que, a Associação Portuguesa de Museologia foi fundada em 1965, com o principal objetivo de servir a comunidade de profissionais de museus portugueses, tendo sido a primeira organização profissional ligada aos Museus a ser fundada em Portugal. Atualmente, conta com cerca de duzentos sócios individuais e uma dezena de sócios institucionais.

Recorde-se que a Coleção Visitável permite prolongar a ação da Igreja no mundo real, com uma missão pastoral, de forma a preservar e divulgar o Património cultural de cariz religioso, envolver a comunidade local, promover a investigação, desenvolver atividades e criar um suplemento informativo para cada ano do itinerário catequético de infância e adolescência.

Os visitantes podem assim conhecer obras de muito valor, do século XVI ao século XX, com imagens da própria Igreja de Santa Cruz mas também do Convento dos Franciscanos.

DL

Categorias: Cultura, Religião

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*