Associação Jovem Lagoense comemorou o seu 1º aniversário

A 18 de maio os sócios da Associação Jovem Lagoense – AJL – reuniram-se num momento de confraternização, comemorando o primeiro ano de existência desta associação.

Neste primeiro ano de trabalho, o presidente da AJL destaca “o trabalho árduo”, acrescentando que o objetivo principal é o “de dar, com jovens, à Lagoa” e que “o mesmo, até agora, tem sido cumprido”.

“Somos a associação de jovens mais jovem da Lagoa, a única lagoense registada no RAAJ – Registo Açoriano de Associações de Juventude -, e, no último ano, contribuímos com várias atividades: culturais, educativas e solidárias, sendo que o nosso Plano de Atividades para 2017/2018 foi cumprido com uma taxa de execução na ordem dos 70%.”, adianta Júlio Tavares Oliveira.

Ao Jornal Diário da Lagoa, Júlio Oliveira faz um balanço extremamente positivo neste primeiro ano, sendo que o objetivo foi o de dar identidade à Associação na Lagoa, vincando-a, tendo em conta as três vertentes que a norteiam, cultura, solidariedade social e educação, tendo sido realizadas diversas atividades que vão ao encontro destas vertentes.

Segundo recordou à nossa reportagem, na cultura, foi realizado um sarau literário “O derreter das Vozes”, que contou com a presença de mais de quatro dezenas de pessoas, em setembro de 2017. Na área da educação foi realizada uma palestra, na creche “O Ninho”, a propósito do dia Mundial da alimentação sob o tema “Hábitos de Alimentação Saudáveis”. Já no que diz respeito à solidariedade social, foram distribuídos seis cabazes de Natal a outras tantas famílias carenciadas do concelho.

Segundo Júlio Tavares Oliveira, tratou-se de um leque de atividades bastante variado, tendo havido colaboração com outras atividades, caso do festival de sopas do Centro Social de São Pedro e, em maio, a participação na cimeira “Associativismo e Juventude” que decorreu na ilha de Santa Maria.

O responsável pela AJL recorda que esta associação está registada no Registo Açoriano de Associações de Juventude, o que permite o acesso a programas de juventude importantes e que esta associação pode beneficiar.

Em março deste ano, a associação teve a organização de um debate literário, que contou com os escritores Avelina Ferreira, Urbano Bettencourt e Pedro Paulo Câmara, o qual contou com cerca de uma dezena de pessoas, naquele que foi um debate bastante construtivo, segundo constatou Júlio Oliveira.

O responsável recordou igualmente outra atividade realizada, nomeadamente a visita ao Centro Social e Cultural de São Pedro, mais concretamente ao centro de dia, onde os jovens passaram uma tarde com os idosos, distribuindo sobremesas, jogaram às cartas e conversaram com estes, permitindo assim o contato entre a juventude e a terceira idade.

Em abril foi feita uma sessão de esclarecimento, em Água de Pau, sobre o IRS e IRC, não com muita afluência, mas foi uma palestra muito construtiva e educativa.

A Associação assinala agora o seu primeiro ano de vida, um ano com muitas atividades, e Júlio Oliveira diz que a AJL pretende ser uma associação dinâmica, interventiva e com ideias.

Recorda a proposta apresentada em 2018 à Câmara de Lagoa, um documento com propostas de adição ao anterior modelo do OPJ tendo sido mesmo aplicadas algumas das suas medidas.

“A AJL está representada no Conselho municipal de juventude, onde intervém e onde participa com outras instituições do concelho. É uma associação dinâmica e que quer dar-se com jovens nas áreas da solidariedade social, educação e cultura”, recorda.

O responsável recorda que a associação já está a trabalhar no seu plano de atividades para 2018 /2019, com um novo leque de atividades, destacando o facto que, no plano agora findo, a taxa de execução rondou a ordem dos 70 por cento.

A finalizar a entrevista ao Jornal Diário da Lagoa, Júlio Tavares Oliveira diz esperar que a juventude lagoense aprecie e adira à associação, porque “a associação faz-se com gente e não sem gente”.

DL

Categorias: Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*