Avelino Meneses aponta insucesso escolar como inimigo comum aos Açores e ao continente 

Segundo o Secretário Regional da Educação e Cultura, nos Açores e no continente, há uma “batalha comum” contra o insucesso e o abandono escolar.

Avelino Meneses, que falava à margem da visita de dois dias do Secretário de Estado da Educação, João Costa, às ilhas Terceira e S. Miguel, considerou que esta batalha, que classificou de “difícil” e de realização “a prazo”, não pode ser “travada sozinha pelo Governo”.

Esses parceiros são os professores, “os melhores parceiros do Governo no combate ao insucesso e ao abandono escolar”, as famílias e a comunidade. afirmou Avelino Meneses.

“É preciso mobilizar as famílias e a comunidade em geral” para essa tarefa, através do Programa Intervenção Comunitária – Escola, Família, Comunidade, que pretende “congregar todos no combate ao insucesso escolar”, salientou o Secretário Regional, acrescentando que este insucesso “não se pode combater apenas dentro das paredes da escola”.

“As causa do insucesso estão, por vezes, fora da escola, é preciso ir às famílias e às comunidades, às suas instituições”, como já ocorreu na Lagoa e, neste ano letivo, está a decorrer em Vila Franca do Campo, referiu.

Este projeto de intervenção, que conta com a envolvência de vários departamentos do Governo dos Açores, será alargado nos próximos anos letivos a mais concelhos da ilha de S. Miguel, adiantou Avelino Meneses.

Durante dois dias, o Secretário de Estado da Educação, João Costa, acompanhado pelo Secretário Regional da Educação e Cultura, Avelino Meneses, visitou escolas nas ilhas Terceira e S. Miguel que, nos últimos anos, têm vindo a desenvolver diversos projetos no âmbito do ProSucesso- Açores pela Educação, programa integrado de promoção do sucesso escolar, e do programa nacional Autonomia e Flexibilidade Escolar.

DL/Gacs

Categorias: Educação

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*