Rafael Carvalho apresenta 4º CD de Viola da Terra no Verão

O músico Açoriano Rafael Carvalho anunciou, em março, que estava a trabalhar no seu quarto CD a solo em Viola da Terra, numa homenagem às 9 Ilhas dos Açores e a todos os que se dedicaram a tocar, ensinar e apreciar a Viola da Terra no nosso Arquipélago. O seu novo trabalho, intitulado de “9 ilhas, 2 Corações”, será lançado este Verão.

O novo CD, em formato de CD Duplo, terá cerca de 80 temas, de todas as Ilhas dos Açores, executados numa só Viola, a solo, num trabalho de pesquisa e recolha de cerca de duas décadas e que inclui muitos temas conhecidos de todos mas também peças que nunca foram editadas.

O músico reconhece que já há algumas edições em CD com temas de todas as Ilhas dos Açores mas assume que um CD com esta dimensão (80 temas, executados numa só Viola), num trabalho sem arranjos musicais, só com a sonoridade pura das nossas gentes e com a essência original de cada peça, é algo inédito nos Açores.

O músico tem 3 Cds editados (Origens, Paralelo 38 e Relheiras), com várias peças tradicionais Açorianas e, ainda, com temas originais seus para Viola da Terra, mas refere que esta nova obra é fundamental para registar e resgatar a nossa verdadeira cultura musical.

Há 10 anos professor contratado no Conservatório Regional de Ponta Delgada e tendo sido o responsável pela estruturação do Curso Curricular de Viola da Terra naquela instituição, Rafael Carvalho defende que este trabalho é fundamental para complementar o estudo da Viola da Terra no Conservatório por incluir temas que podem ser utilizados nos vários graus de ensino: Iniciação, Básico e Secundário.

Este novo CD vem ajudar a complementar o trabalho dos seus últimos 3 álbuns na medida em que apresentam uma base muito consistente de repertório e de abordagens técnicas ao instrumento inexistente até agora na Região. Essa diversidade e complexidade musical foi fundamental para a implementação do Curso Básico de Viola da Terra no Conservatório e contribuiu, directamente, para as exigências da aprovação do Curso Secundário de Viola na Instituição.

Com estes 80 temas, oriundos as várias Ilhas do Arquipélago, a utilidade deste CD Duplo pode ir muito além da realidade das nossas Ilhas, pois estamos a falar de um arquivo sonoro muito completo, único, e que pode servir para base de estudo do Cancioneiro Açoriano em qualquer parte do mundo. Ao mesmo tempo, tendo sido gravado num ambiente sonoro de “recolha musical”, que nos remete, auditivamente, para o passado, este CD apresenta um registo sonoro, feito nos nossos dias, mas que podia ter sido concretizado há muitas décadas, o que ajuda a manter a característica sonora que todos reconhecemos das várias recolhas existentes na nossa região.

O CD apresenta temas utilizados ao longo de todo o ano nas nossas manifestações culturais, com uma “Marchinha de Carnaval”, “Folia do Espírito Santo”, “Os Reis” e diversas versões da “Saudade”, “Chamarritas”, “Pezinhos” e “Remas”. Apresenta, também, temas com a execução “rasgada” da Viola, e temas menos conhecidos do público em geral como um “Pasodoble”, uma “Moda do Menino Jesus”, uma “Abóbora Menina”.

DL/AVT

Categorias: Cultura

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*