EBI de Água de Pau: Peça “Chega!”

Peça “Chega!”: Sónia Sousa, Digo Rosas, Sandra Mahfuz e A Faísca na EBI de Água de Pau

A peça “Chega!”, último trabalho d’ A Faísca (Grupo de Teatro formado por alunos da Escola Secundária de Lagoa) e resultado do workshop com a atriz Sónia Sousa, foi levada a cena na Escola Básica Integrada de Água de Pau, no passado dia 10 de maio.

Baseada no livro Sahar, a Rapariga do Véu, de Susana Teles Margarido, a peça abordou várias temáticas da sociedade atual, nomeadamente, o casamento infantil na comunidade muçulmana e a discriminação baseada na etnia e na orientação religiosa. As diversas formas de violência, incluindo o bullying e o cyberbullying, bem como os estereótipos e a ignorância que os sustenta foram sublimemente retratadas em palco. A história de Sahar, a personagem principal, torna-se, assim, igual à de muitas meninas que são obrigadas pelos familiares a casar em tenra idade, sujeitas aos desígnios de homens mais velhos que depois as maltratam. Algumas conseguem escapar, outras são apanhadas e muitas vezes torturadas até á morte. Sahar (com a ajuda de Kalilia) consegue fugir, no entanto, continua presa: aos preconceitos, à discriminação baseada na etnia e na orientação religiosa, a diversas formas de violência….

A assistir ao trabalhado encenado por Sónia Sousa estiveram os alunos de algumas turmas dos 6.º, 7.º, 8.º e 9.º anos de escolaridade que acompanharam atentamente o desenrolar da história de Sahar. Os discursos excelentemente apresentados pelas personagens representadas por Sónia Sousa e Diogo Rosas geraram reações da audiência que se manifestou contra o bullying e discriminação de que Sahar era alvo, acabando por gritar “CHEGA!” com tantas formas de violência!!!

(Artigo publicado na edição impressa de junho de 2018)

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*