Matriz de Lagoa nomeada para prémios APOM 2018

A Matriz de Lagoa está nomeada para os Prémios APOM 2018, da Associação Portuguesa de Museologia, na categoria de Coleção Visitável.

A cerimonia de entrega dos Prémios APOM 2018 terá lugar no Auditório do Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, na próxima sexta-feira, dia 25 de maio, com inicio pelas 14h30. Essa cerimónia contará com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Numa nota envida às redações, a Presidente da Câmara Municipal de Lagoa diz ser esta nomeação “é demonstrativa do trabalho e dedicação da Matriz de Lagoa e do seu empenho na Coleção Visitável, permitindo que o nome do concelho de Lagoa, a nível cultural, religioso, histórico e artesanal, tenha uma projeção em todo Portugal”.

Recorde-se que, a Associação Portuguesa de Museologia foi fundada em 1965, com o principal objetivo de servir a comunidade de profissionais de museus portugueses, tendo sido a primeira organização profissional ligada aos Museus a ser fundada em Portugal.

Atualmente, conta com cerca de duzentos sócios individuais e uma dezena de sócios institucionais.
A Associação Portuguesa de Museologia tem por finalidade agrupar os profissionais de museologia ou instituições equiparadas a museus segundo os critérios estabelecidos pelo ICOM (International Council Of Museums), no seu Estatuto, promover o conhecimento da Museologia e dos domínios científicos e técnicos que a informam, nomeadamente através de reuniões, visitas de estudo, conferências, exposições e publicações.

Por outro lado, uma das diversas finalidades desta associação passa por realçar a importância do papel desempenhado pelos museus e pela profissão museológica em cada comunidade.

A Associação Portuguesa de Museologia distingue, anualmente, através dos Prémios APOM, o melhor: Museu do Ano; Personalidade na Área da Museologia; Trabalho Jornalístico / Media; Mecenato; Colecionador; Incorporação; Merchandising Cultural; Informação Turística; Melhor Website; Comunicação Online; Aplicação de Gestão e Multimédia; Instituição; Investigação; Transporte de Património; Projeto Internacional; Cooperação Internacional; Parceria; Coleção Visitável; Inovação e Criatividade; Estudo sobre Museologia; Trabalho na Área da Museologia; Trabalho de Museografia; Serviço de Extensão Cultural; Exposição Temporária; Catálogo e Intervenção em Conservação e Restauro.

DL/CML

Categorias: Cultura, Local, Religião

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*