Aprovada por unanimidade proposta do PS/Açores para criação do Portal da Transparência e Participação Cidadã

A proposta do Grupo Parlamentar do PS/Açores para a criação de um “Portal da Transparência e Participação Cidadã” foi aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores. A iniciativa prevê que o Portal seja criado na página eletrónica da própria Assembleia, integrando ferramentas que permitam aos cidadãos aceder à informação transparente sobre a atividade parlamentar e sobre os deputados, bem como promover as iniciativas e participação cidadã.

Segundo André Bradford, que falava durante o debate parlamentar, referiu que “temos consciência que, como agentes políticos eleitos para representar o Povo estamos sempre sobre juízo do Povo. Temos consciência que esse juízo será muito melhor fundamentado, quanto mais informado estiver o Povo, quanto mais acesso a informação tiver, quanto mais conseguir interpretar de forma linear aquilo que nós somos, ou não capazes de fazer”, acrescentou o Líder Parlamentar do PS/Açores.

Também o deputado Francisco Coelho, presidente da Comissão Permanente que analisou a iniciativa, realçou a importância da aprovação do Projeto de Resolução: “O Partido Socialista deu mais um contributo no sentido do aumento da Transparência parlamentar, da aproximação entre eleitores e eleitos, no aprofundamento e aperfeiçoamento do nosso sistema parlamentar, bem como da nossa autonomia”.

Durante o debate, Francisco Coelho recordou o que o Partido Socialista tem feito pela democracia, caso da “proposta para audição prévia dos Presidentes dos Conselhos de Administração das empresas públicas”, da limitação a 3 dos mandatos do Presidente do Governo proposta na 3ª revisão do Estatuto político-administrativo, da alteração à Lei Eleitoral, “que veio aumentar a proporcionalidade e dar maior verdade à nossa democracia, que veio dar um carácter Regional ao voto de todos os Açorianos, e permitir que os Partidos mais pequenos não ficarem prejudicados nos Círculos de Ilha e tivessem uma representação Regional”.

DL/GPPS

Categorias: Política

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*