SDEA e Altice Labs formalizam parceria estratégica para o desenvolvimento dos Açores

A Região, através da Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA), e a Altice Labs, assinaram, em Ponta Delgada, um Memorando Estratégico com o objetivo de potenciar o desenvolvimento de iniciativas de base tecnológica que contribuam para o aumento da competitividade empresarial regional, por via da economia digital.

Para o presidente do Conselho de Administração da SDEA, que falava na cerimónia de assinatura do Memorando Estratégico, este desafio reveste-se da maior relevância para o aumento da competitividade empresarial nos Açores, considerando que “hoje se vive uma nova realidade”, a chamada quarta revolução industrial, também designada por Indústria 4.0.

Este projeto, que já se encontra em desenvolvimento, consiste na construção de um “HubTécnológico” na Região, assente na capacitação dos recursos humanos disponíveis, na requalificação de parte das infraestruturas que já não são utilizadas por civis e militares Norte-Americanos e na captação de empresas na área das tecnologias de informação e comunicação (TIC) para se fixarem na ilha Terceira.

O Memorando Estratégico que formaliza a parceria foi assinado da parte da Altice Labs pelo Presidente Executivo da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, e Diretor Geral da Altice Portugal, Alcino Lavrador que se encontram em visita à Região.

A vigorar pelo prazo três anos, podendo renovar-se por sucessivos períodos de um ano, o Memorando prevê a criação de um polo satélite da Altice Labs nos Açores.

No âmbito do acordo estabelecido, vai também ser criado um Conselho Estratégico para a Tecnologia e Ciência que será composto por um representante de cada uma das partes e de entidades com atividade relevante em diversas áreas. 

DL/SDEA

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*