ESL: Clube de Geocaching da Escola Secundária de Lagoa [9]

Visita de Estudo à Lagoa das Furnas

No dia 26 de abril realizou-se uma visita de estudo à Lagoa das Furnas, onde participaram 52 alunos do clube, acompanhados por 9 professores (alguns de outras escolas, mas que se encontravam a realizar o curso de Geocaching para professores na Escola Secundária de Lagoa). Logo pela manhã, todo o grupo foi transportado em carrinhas, gentilmente cedidas pela Câmara Municipal de Lagoa, para o Pico de Ferro, onde depois de uma reunião organizativa, se iniciou o percurso/trilho da Grená. Ao longo deste trilho, os alunos procuraram encontrar muitas das caches existentes. Também participaram no evento CITO (“cash in, trash out), que teve por objetivo a limpeza do eventual lixo existente neste trilho. Veio, felizmente, a confirmar-se que o trilho estava num ótimo estado de manutenção e sem lixo. A participação nesta atividade permitiu aos geocachers participantes a obtenção de um souvenir virtual.

Durante esta atividade os alunos tiveram oportunidade de encontrar caches de sete tipos diferentes, nomeadamente: evento, caixas tradicionais, cache letter-box, caches enigma, multi-cache, earthcache e cache-wherigo. Também tiveram a possibilidade de “treinar” a navegação para as caches, quer com o GPS, quer com os telefones.

Na Lagoa das Furnas, todo o grupo visitou a maior araucária de Portugal (e uma das maiores do mundo), visitou ainda o Centro de Monotorização e Investigação das Furnas (CMIF), onde aproveitou para almoçar. Depois do almoço, foi altura de visitar a Mata-Jardim José do Canto, onde os participantes nesta atividade, gostaram muito de ver a maior sequoia de Portugal (e também uma das maiores do mundo…) e conhecer a queda-de-água do Rosal.

Durante esta visita de estudo, foi também feita a “rodagem” do filme que este Clube se encontra a produzir desde o mês de fevereiro do corrente ano, onde alguns alunos foram os “figurantes”.

Luis Filipe Machado e Marco Pereira
(Artigo publicado na edição impressa de junho de 2018)

Categorias: Educação, ESL

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*