Rui Luís destaca a validade científica do Registo Oncológico dos Açores

O Secretário Regional da Saúde assegurou que o Registo Oncológico dos Açores apresenta dados validados cientificamente. Rui Luís, que falava depois de ter sido ouvido pela Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho sobre uma resolução que recomenda à Assembleia Legislativa que esta comissão parlamentar visite os locais contaminados da ilha Terceira no âmbito da utilização da Base das Lajes, afirmou que, perante as circunstâncias, se deve confiar na informação científica e estatística, acrescentando que devem ser evitados alarmismos sem qualquer fundamentação.

O Centro de Oncologia dos Açores vai publicar até ao final deste ano uma série com o Registo Oncológico de 20 anos, no período de 1996 a 2016.

O Secretário Regional recordou também que está a ser iniciado um estudo científico, que decorrerá durante este ano, sobre as causas do cancro nos Açores.

O estudo, coordenado pela Direção Regional de Saúde, conta com a participação de especialistas das universidades de Coimbra e dos Açores.

DL/Gacs

Categorias: Saude

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*