Lagoa comemora Dia Internacional dos Museus e Noite Europeia dos Museus

A Câmara Municipal de Lagoa irá comemorar o Dia Internacional dos Museus e a Noite Europeia dos Museus, no próximo dia 18 de maio, às 14h30 na Mercearia Central em Água de Pau, e às 21h00, com o concerto da Banda da Zona Militar dos Açores, no claustro do Convento dos Franciscanos, na Lagoa. O concerto terá lugar no claustro do convento, ou na igreja conventual, dependendo das condições climatéricas.

De salientar que, o Dia Internacional dos Museus, é celebrado anualmente no dia 18 de maio, tendo a sua criação pelo ICOM- Conselho Internacional de Museus (organismo da UNESCO), ocorrido em 1977, com o principal objetivo de promover, junto da comunidade, uma reflexão sobre o papel dos Museus no desenvolvimento da sociedade.

Por seu turno, a Noite Europeia dos Museus, usualmente celebrada no dia 19 de maio, foi iniciada em 2005 pelo Ministério da Cultura e da Comunicação de França, tendo-se depois generalizado na Europa. Nesta ocasião, os museus europeus organizam diversas atividades, nomeadamente espetáculos de música, teatro e dança, convidando os visitantes a usufruírem, de uma experiência noturna, enriquecedora e original.

Na Lagoa o Dia Internacional dos Museus será comemorado com a entrada, gratuita, nos Núcleos Museológicos de todo o concelho. Os interessados poderão visitar as exposições e obras patentes nos mesmos.

Paralelamente, e evocando o centenário das “Aparições” no Monte Santo em Água de Pau, terá lugar, pelas 14h30, um passeio pedonal comentado entre a Mercearia Central e aquele local, que será dinamizado pelo historiador Sérgio Rezendes.

DL/CML

Categorias: Cultura, Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*