Celebrar o Dia da Europa é “preparar o futuro”

A Diretora Regional dos Assuntos Europeus afirmou que comemorar o Dia da Europa “é mais que evocar o passado”, sublinhando que se trata de “celebrar a atualidade do projeto europeu e preparar o nosso futuro”.

Célia Azevedo, que falava numa sessão de esclarecimento sobre a União Europeia organizada pela Biblioteca Emanuel Jorge Botelho, da Escola Básica Integrada Canto da Maia, frisou que deve ser celebrado “o que nós somos para a Europa e na Europa”.

Para a Diretora Regional, isto é “ainda mais importante” do que lembrar o acontecimento que permitiu a assinatura, por seis Estados, do Tratado da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, seis anos depois daquela que foi a mais sangrenta e mortífera das guerras na Europa.

“A União Europeia, um projeto em contínuo aperfeiçoamento, é um processo geracional que conta com os valores e a participação dos jovens, dos Açorianos e dos Açores”, afirmou Célia Azevedo, dirigindo-se a cerca seis dezenas de alunos do 5.º e do 6.º ano, num evento inserido nas celebrações do Dia da Europa naquele estabelecimento de ensino.

Na sua conversa com os jovens estudantes, a Diretora Regional explicou o funcionamento das instituições e organismos europeus, salientando de que forma os Açores se integram no projeto europeu e onde e como estão representados para defenderem os seus interesses.

Por outro lado, a Diretora Regional lembrou as oportunidades de formação, de mobilidade e de desenvolvimento de projetos que existem no quadro da União Europeia, sensibilizando os jovens para o interesse e importância dessas experiências europeias.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*