Para Serrão Santos CETA impulsionará as exportações açorianas para o Canadá

O eurodeputado Ricardo Serrão Santos participou ao longo desta semana na 39.º Reunião Interparlamentar União Europeia – Canadá. O encontro que junta eurodeputados, congressistas e senadores canadianos iniciou-se no parlamento Canadiano, em Otava, e teve como temas centrais o acordo de comercio livre (CETA), as imigrações, as alterações climáticas e os oceanos.

Serrão Santos interveio no debate acerca do CETA. O eurodeputado, que foi o único deputado europeu português que integrou a delegação, referiu a importância daquele acordo e enfatizou o papel que os Açores têm assumido ao longo do tempo no estreitamento das relações políticas e comerciais entre União Europeia e o Canadá. Para o eurodeputado “os canadianos de origem açoriana, quer os de primeira geração quer os de segunda e terceira, são verdadeiros embaixadores de Portugal e dos Açores. Orgulham-se das suas origens açorianas e europeias e enaltecem frequentemente a qualidade do que se produz nos Açores”. São, disse, “a melhor promoção que uma região como os Açores podem ter, porque falam com conhecimento de causa”. O deputado salientou ainda o prestígio da comunidade açoriana no Canadá “bem patente nos inúmeros portugueses e seus descendentes que desempenham funções políticas de grande responsabilidade no Canadá”.

Ainda no âmbito do CETA Serrão Santos afirmou que “uma das vantagens deste acordo é a protecção dos produtos de origem geográfica certificada, como é o caso do queijo de São Jorge”. Para o eurodeputado “há muito trabalho ainda a fazer no sentido de intensificar as trocas comerciais entre os Açores e o Canadá mas muito já tem sido feito no sentido de aproveitar ao máximo a janela de oportunidade aberta pelo CETA, que, estou certo, impulsionará as exportações açorianas”.

Na costa oeste a delegação foi recebida na Universidades da British Columbia e de Victoria. Na visita ao Oceans Network da Universidade de Victoria, estiveram em particular ênfase o aprofundamento da cooperação entre o Canadá e a UE no contexto dos observatórios dos fundos marinhos, onde foi realçado as sinergias que vêm sendo desenvolvidas há já vários anos entre o observatório Neptuno na crista oceânica ao largo de Vancouver e o observatório MoMAR nos Açores. O Eurodeputado Serrão Santos foi o porta voz para os Oceanos no âmbito da delegação do PE.

Para Serrão Santos “este é o tempo para dar seguimento ao trabalho de alto nível que tem sido realizado e que teve recentemente um dos seus momentos mais significativos, com a visita do Primeiro-Ministro de Portugal e de Vasco Cordeiro, Presidente dos Açores, ao Canadá. “Os encontros com a comunidade lusa, com o Primeiro-Ministro Trudeau e restante administração Canadiana são um ótimo tónico para o futuro”, afirmou Serrão Santos a finalizar.

DL/GDPE

Categorias: Política

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*