Rui Bettencourt desafia os jovens para a construção dos Açores e da Europa

O Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas lançou um desafio aos jovens para a construção dos Açores e da Europa. “Este é o vosso tempo para construir os Açores e a Europa”, afirmou Rui Bettencourt, que falava aos jovens que participaram nas comemorações do Dia da Europa, no Centro de Artes e de Ciências do Mar.

Na sua intervenção, Rui Bettencourt disse ainda esperar que, neste dia ou a partir deste dia, os jovens sintam “vontade de serem mais europeus e mais açorianos”.

Para o titular da pasta das Relações Externas, são estes jovens que “vão ter o orgulho, o prazer e a responsabilidade de construir esta terra, sublinhando que terão “todo este século para construir os Açores e a Europa”.

O Secretário Regional falou ainda da questão do património e da identidade cultural, num Ano Europeu que é dedicado ao património cultural, salientando a importância do mar, do património baleeiro e da cultura da vinha do Pico e manifestando grande satisfação com a comemoração do Dia da Europa na ilha montanha.

As comemorações do Dia da Europa, que este ano decorrem nos três concelhos da ilha do Pico, tiveram início terça-feira com a iniciativa ‘Conversas na Adega’, subordinada à temática do Ano Europeu do Património Cultural e valorizando o reconhecimento da Paisagem da Vinha do Pico pela UNESCO, que contou com a presença do artista plástico João Ramos, Manuel Costa e Manuel Tomás, além de um momento de chamarrita e de degustação de vinho.

Na ocasião, o Secretário Regional apelou aos presentes para terem a ousadia de afirmar nos Açores, em geral, e no Pico, em particular, essa realidade insular, a diversidade de património cultural e paisagístico existente, “afirmando as regiões através da sua diversidade e da sua cultura”, para que os outros europeus vejam na Região “uma grande centralidade” e vejam o que é “a Europa hoje em dia”.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*