Açores e Canárias promovem intercâmbio de artistas através do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas

O Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, na Ribeira Grande, em S. Miguel, e o Centro de Arte La Regenta, em Las Palmas, nas Canárias, estabeleceram uma parceria para promover o intercâmbio de artistas dos dois arquipélagos da Macaronésia.

A Direção Regional da Cultura, através do Arquipélago, pretende com esta iniciativa criar e difundir a arte e a cultura contemporâneas utilizando as Residências Artísticas, uma das suas grandes valências, bem como fomentar a colaboração com entidades públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, tendo em vista o estabelecimento de redes, parcerias e a internacionalização dos artistas nacionais.

O protocolo assinado entre a Direção Regional da Cultura, da Secretaria Regional da Educação e Cultura, através do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, e o Centro de Arte La Regenta pretende promover o intercâmbio de artistas dos dois arquipélagos atlânticos em projetos de Residência Artística, cujos trabalhos culminarão numa exposição em cada um destes espaços artísticos.

Nesse sentido, a artista açoriana Sofia Caetano está a realizar uma Residência Artística no Centro de Arte La Regenta até 31 de maio, desenvolvendo uma instalação de vídeo, que será projetada sobre pintura acrílica em mylar.

O vídeo assentará na reapropriação/investigação/reedição de quatro filmes 16mm dos anos 60 e 70, nomeadamente “Oasis”, “The Beginnings of Exploration”, “Birds, Baboons, and other animals of Africa” e “Help”.

Sofia Caetano, licenciada em Belas Artes – Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, estudou realização na RESTART e fotografia no Instituto Português de Fotografia, tendo completado o Master of Fine Arts em Media Art na Emerson College, em Boston, nos EUA.

A artista micaelense, que fundou com Elliot Sheedy a produtora The Spectacular House, venceu a Bolsa de Criação Artística do Governo dos Açores em 2016 e foi um dos cinco finalistas do Prémio Sonae Media Art, uma iniciativa da Sonae com o Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado.

DL/Gacs

Categorias: Cultura, Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*