Vasco Cordeiro convicto da força e da vontade de vencer da comunidade açoriana no Canadá

O Presidente do Governo participou, esta esta sexta-feira, dia 4 de maio, num convívio com a comunidade do Ontário, uma oportunidade para Vasco Cordeiro se manifestar tranquilo quanto ao empenhamento que os Primeiros-Ministros de Portugal e do Canadá demonstram para ajudar a comunidade que reside neste país a vencer os desafios com que está confrontada.

Segundo disse, esta convicção resulta dos contactos que decorreram, nos últimos dias, com o Primeiro-Ministro Trudeau, no âmbito da visita oficial que António Costa está a efetuar ao Canadá.

O Presidente do Governo, que acompanha esta visita a convite de António Costa, falava num convívio com a comunidade de Ontário, que decorreu após uma reunião com empresários locais no LiUNA – Labourers International Union of North America, um sindicato ligado, entre outras áreas, à construção civil e que tem, no Canadá, cerca de 100 mil membros.

Este encontro foi o último ponto da agenda do terceiro dia da visita oficial, que se iniciou com a apresentação de cumprimentos à Primeira-Ministra do Ontário, Kathleen Wynne, e que incluiu o encerramento do Encontro Empresarial organizado pela AICEP e pelo Economic Club of Canada.

O fluxo migratório português para o Canadá foi constituído, em grande medida, por imigrantes oriundos dos Açores, que levaram para este país – especialmente para Toronto e Montreal – as práticas culturais caraterísticas da vida no arquipélago.

Este ano, assinalam-se os 65 anos da chegada ao Canadá do primeiro grupo de imigrantes Açorianos, que desembarcaram do navio ‘Saturnia’, a 13 de maio de 1953, em Halifax.

Calcula-se que residam no Canadá perto de meio milhão de portugueses e lusodescendentes, estando a maioria localizada na província do Ontário, sendo que cerca de 70% destes serão Açorianos ou de descendência açoriana.

DL/Gacs

Categorias: Comunidades

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*