Capa oferecida por emigrante nos EUA cobrirá a imagem do Senhor Santo Cristo pela quarta vez

A imagem do Senhor Santo Cristo sai à rua este ano nas duas procissões- mudança, no sábado e domingo-, em Ponta Delgada, com uma capa oferecida por um emigrante nos Estados Unidos da América, um manto antigo, foi hoje revelado.

Numa conferência de imprensa para divulgar a capa escolhida para cobrir a imagem do “Ecce Homo”, oferecida às freiras Clarissas pelo papa Paulo III há mais de 400 anos, o reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, cónego Adriano Borges, explicou que “a capa não é nova e é a quarta vez que sai na imagem, e foi oferecida pelo emigrante José António Tavares Estrela, da Ribeira Grande”.

O sacerdote sublinhou que esta é “uma capa icónica”, porque foi uma oferta “aquando das comemorações dos 300 anos da primeira procissão”.

Por outro lado, o bispo de Angra presidiu à cerimónia de abertura da Festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres, que começou com a inauguração das luzes que ornamentam a fachada do Convento da Esperança onde se situa o Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, em Ponta Delgada, e desafiou os peregrinos a viverem esta festa “em plena fraternidade”.

“Que a luz que agora se acendeu seja um sinal dessa luz interior que Deus quer comunicar e nos comunicou através do seu filho e que hoje continua a conduzir-nos na luz da verdade e do amor”, disse D. João Lavrador.

O prelado desejou boas festas a todos os peregrinos e deixou uma palavra para o presidente da festa o Cardeal Patriarca de Lisboa D. Manuel Clemente, que é o metropolita da diocese de Angra.

A festa do Senhor Santo Cristo é a maior festa religiosa de São Miguel, e a par das festas do Divino Espirito Santo, uma das marcas identitárias do povo açoriano.

O ponto alto dos festejos, que terminam no dia 10 (quinta-feira), é a procissão de domingo, que se realiza desde 1700 no quinto domingo depois da Páscoa, percorrendo as ruas da cidade com uma imagem do “Ecce Homo”.

Na madrugada de domingo, como é tradição, a imagem sai da Igreja do Santuário para a Igreja de S. José, um espaço maior que permite receber os milhares de peregrinos em vigília.

O programa integra também na manhã de domingo uma solene celebração eucarística no adro do Santuário com a presença da imagem, que será transmitida pela RTP Açores, RTP 1 e RTP Internacional, pela Antena 1 Açores e pela Rádio Renascença.

Mas, na tarde de sábado, os peregrinos incorporam-se também na procissão da Mudança da Imagem do Santo Cristo, do Coro Baixo do Convento da Esperança para a igreja anexa, cumprindo um trajeto à volta do Campo de São Francisco.

Antes, na manhã de sábado, os peregrinos percorrem descalços e muitos de joelhos o Campo de S. Francisco, no cumprimento de promessas ao Santo Cristo dos Milagres.

DL/IgrejaAçores

Categorias: Religião

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*