Participação ativa dos jovens no projeto europeu é “fundamental”

O Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas convido os jovens açorianos a exercerem a sua cidadania europeia, participando ativamente no projeto europeu.

O titular da pasta das Relações Externas que falava numa palestra sobre o tema ‘União Europeia: história e desafios’, no âmbito das comemorações do Dia da Europa na Escola Profissional da Ribeira Grande, salientou que “a União Europeia é feita por pessoas, é feita por participação”, seja votando nas eleições seja dando a sua opinião, seja agindo.

Na sua intervenção, o governante abordou a atual situação da Europa, recordando as suas raízes, a sua história e os seus pais fundadores, como Schuman, Monnet ou Delors, bem como a pertinência e atualidade do discurso de Churchill em 1946, destacando ainda as especificidades e mais valias das Regiões Ultraperiféricas no contexto europeu e mundial, bem como os desafios que se apresentam para o futuro, aos jovens e aos Açores, numa Europa que “está em reconstrução e está a ser repensada”.

Rui Bettencourt recordou que “nunca houve período de paz tão grande na Europa desde que há a união dos europeus”, salientando que “a paz é fundamental para perceber porque é que a Europa tem que se fazer”.

Ainda no âmbito das comemorações do Dia da Europa promovidas por aquele estabelecimento de ensino profissional, Rui Bettencourt assistiu à peça de teatro ‘O rapto da Europa’ e visitou a exposição ‘Danças Tradicionais da Europa’, iniciativas promovidas pelos alunos do 2.º ano do Curso Técnico de Turismo.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*