Festival Lagoa Bom Porto decorre dias 16 e 17 de junho

A festa em honra de São Pedro Gonçalves Telmo irá decorrer dias 16 e 17 de junho, no Porto dos Carneiros, na Lagoa, onde “The Code” e Iran Costa serão cabeça de cartaz, este ano.

Há mais de 10 anos que, os pescadores da cidade de Lagoa e a autarquia, organizam diversas atividades, abertas a toda a população, para animar esta festa de pescadores, nomeadamente com atividades náuticas, no dia 16 de junho, das 10h00 às 18h00, numa parceria com o Clube Náutico da Lagoa.

De relembrar que, este festival, para além da sua componente religiosa, destaca-se pela sua animação musical e pela sua boa gastronomia.

O Agrupamento de Escuteiros 1290 de Santa Cruz e o 798 do Cabouco, farão a abertura oficial do Festival Lagoa Bom Porto, pelas 20h00, tocando as suas fanfarras, seguindo-se do II Festival de Caldeiradas de Peixe, onde variadas caldeiradas estarão representadas por associações de pescadores de várias ilhas açorianas.

Para acompanhar o jantar, o Grupo de Castanholas de Rabo de Peixe, “Os Companheiros”, e a atuação dos “The Code”, irão alegrar o convívio de todos os presentes.

No dia 17 de junho, entre as 13h30 e as 17h00, a população poderá usufruir de passeios gratuitos de barco, sendo que a missa solene, em honra de São Pedro Gonçalves Telmo, será às 12h00, na igreja se Nossa Senhora do Rosário. Após a mesma, terá lugar a procissão, seguida do cortejo marítimo e do habitual churrasco de peixe e caldo de peixe, gratuitos, para toda a comunidade.

A partir das 15h00, as crianças poderão contar com a animação infantil, mais precisamente, insufláveis, pinturas faciais alusivas ao mar e atividade piscatória e a atuação do palhaço Pezinho, farão da tarde um momento divertido.

Ao final do dia, pelas 20h30, a atuação do Grupo Som do Vento e do cabeça de cartaz, Iran Costa, às 22h30, irão animar o Porto dos Carneiros, proporcionando a toda a comunidade um momento musical festivo.

Para a autarquia lagoense, esta é uma iniciativa que tem mobilizado um crescente número de visitantes ao Porto dos Carneiros, na cidade de Lagoa, para participarem nestas festividades que, de ano para ano, têm ganho uma relevância cada vez maior, sendo considerada já uma das grandes festas religiosas da cidade, nomeadamente por ter um ritual próprio e diversificado.

DL/CML

Categorias: Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*