Duarte Freitas quer que governo regional trate com “equidade” todas as autarquias

O presidente do PSD/Açores afirmou que pretende garantir que o governo regional trate com “equidade” todas os municípios e freguesias, alegando que as autarquias da cor política do partido no poder recebem a maior parte dos apoios atribuídos pelo executivo açoriano.

Duarte Freitas, após uma audiência com o presidente da câmara municipal de Ponta Delgada, salientou que o partido entregou no parlamento um projeto de decreto legislativo regional para corrigir esta “iniquidade” de tratamento, que sucede também com no relacionamento do governo regional com as juntas de freguesia.

Duarte Freitas destacou o “bom exemplo” da câmara municipal de Ponta Delgada, presidida pelo social-democrata José Manuel Bolieiro, nesta matéria, dado que “tem um tratamento equitativo e justo” para com as juntas de freguesia do concelho, independentemente da cor política de cada uma delas.

O presidente do PSD/Açores explicou que a iniciativa legislativa, que visa garantir equidade de tratamento a todas as autarquias açorianas, prevê a criação de uma comissão de análise das candidaturas dos municípios aos apoios do governo regional.

Essa comissão de análise deverá elaborar um regulamento de classificação das candidaturas, sendo constituída por representantes da Associação de Municípios, do parlamento, da direção regional da Organização e Administração Pública e da secretaria regional que tutela a matéria a ser objeto de protocolo entre o governo e autarquia que apresenta a candidatura.

A iniciativa legislativa em causa integra o terceiro pacote de transparência, um novo conjunto de propostas legislativas que “comprova o impulso reformista” do PSD/Açores para tornar mais transparentes os atos da governação e as contas públicas.

DL/PSD

Categorias: Política

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*