ESL: Clube de Geocaching da Escola Secundária de Lagoa [8]

Clube participa em atividade organizada pela Câmara da Lagoa
O Clube de Geocaching da Escola Secundária de Lagoa participou, a convite da Câmara Municipal de Lagoa, no passado dia sete de abril, na iniciativa desportiva, relativa aos Dias Mundiais: da Atividade Física e da Saúde com Desporto. Esta atividade realizou-se no Campo Municipal João Gualberto Borges Arruda e esteve presente, em representação deste Clube, a professora Ana Luísa Machado.

1º Curso de formação para professores sobre Geocaching como ferramenta educativa
Realizou-se, na Escola Secundária da Lagoa, entre 14 de abril e 2 de maio, o 1º curso de formação, certificado, para professores que lecionam em escolas dos Açores, sobre: Geocaching – Uma ferramenta educativa. Estiveram presentes vinte professores, de nove escolas da ilha de S. Miguel, nomeadamente: de Ponta Delgada (ES Antero de Quental, ES Domingos Rebelo, EBI Roberto Ivens e EBI Canto da Maia), da Lagoa (ESL), da Vila Franca (EBS), de Ponta Garça (da EBI), da Ribeira Grande (ESRG) e de Rabo de Peixe (EBIRP).

Participaram professores de diversas áreas disciplinares, em particular: português, inglês, matemática, físico-química, ciências-naturais, biologia, geologia, geografia, educação física, economia educação visual. história e agropecuária. Integrada nesta ação formativa, realizou-se uma visita de estudo, no concelho de Lagoa, onde os formandos , para além de visitarem o ExpoLab e o OVGA-Casa dos Vulcões, também participaram num evento oficial de Geocaching (GC7KPTK – Geocaching – Uma ferramenta educativa) e encontraram oito de caches (de seis tipos diferentes), nomeadamente: as caixas tradicionais: GC7EXTT – Lagoa Stage/Rally Lagoa e GC7DHFB – Clube de Geocaching; a multi-cache: GC7EXU3 – Cerâmica da Lagoa; a cache-enigma GC5X7PC – O enigma das earthcaches Lusitanas; as letter-box: GC3927V – T-Rex e GC377T9 – Tomaz com Z e as earthcaches: GC5MCYP – As cordas dos vulcões e GC5P1V9 – Gemas Verdes. Este curso foi promovido pelo Newrónio, centro de formação da Escola Secundária da Lagoa, sendo sido formador o professor Luis Filipe Machado, coordenador do Clube de Geocaching desta escola. Esta ação de formação vai ter, brevemente, mais duas edições: a primeira entre 2 e67 de julho, na Escola Secundária da Lagoa (janela formativa de julho para professores) e a segunda na janela formativa de setembro (de 3 a 7 de setembro, na Escola Básica e Secundária de Vila Franca do Campo).

Luis Filipe Machado e Marco Pereira
(Artigo publicado na edição impressa de maio de 2018)

Categorias: Educação, ESL

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*