Caminhada pelo autismo representa passo para sensibilização e respeito pela diferença

A caminhada que se realizou este sábado, dia 14 de abril, na cidade de Lagoa, representou para sensibilizar as pessoas para o autismo e para o respeito pela diferença. Esta foi de resto a mensagem deixada pelo Vice-presidente da Câmara Municipal de Lagoa, na caminhada pela consciencialização do autismo, que contou com cerca de uma centena de participantes.

Ricardo Martins Mota salientou” um percurso simples, para o comum do cidadão, mas rico em significado para os autistas e suas famílias, por aquilo que representa no respeito pela diferença, no direito à integração e inclusão. Um convívio, em ambiente de normalidade, felicidade e descontração, em que se pretendeu a salutar fruição do espaço público por todos os participantes e numa mensagem a considerar, por todos e na responsabilidade de todos, pelo caminho a percorrer para uma comunidade dotada de condições, físicas e humanas, que garantam a segurança e o respeito para com os autistas, suas famílias e instituições, fundamentais para uma desejável e maior vivência no espaço público e integração comunitária”.

Na ocasião, o autarca deixou uma palavra de agradecimento e reconhecimento a Elisangela Sousa, uma mãe lutadora que tem dois filhos autistas, pelo desafio lançado em assinalar o mês  a consciencialização do autismo e, sobretudo, a reconhecer esta realidade, colaborando na sua integração e auxiliando naquilo que é necessário fazer para uma melhor divulgação e sensibilização das necessidades destas pessoas numa inclusão que se pretende que seja integrada e que tenha, também, a colaboração da Câmara Municipal de Lagoa e de todos, numa atitude e dever de cidadão ativo.

De relembrar que, no dia 28 de abril, pelas 18h00, e ainda no âmbito desta temática, será inaugurada a exposição de fotografia intitulada “O meu Olhar”, seguindo-se de várias intervenções alusivas ao Autismo.

A mãe Elisangela Sousa, a terapeuta Joana Melo, a socióloga Piedade Lalanda e a pediatra Ana Luísa Rodrigues falarão sobre o autismo em diferentes abordagens, numa iniciativa que irá decorrer no Cine Teatro Lagoense Francisco D´Amaral Almeida.

DL/CML

Categorias: Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*