Investimento na Cultura nos Açores atinge quase 2%

Segundo o Secretário Regional da Educação e Cultura, o investimento no setor da cultura atinge este ano, nos Açores, “quase 2%” do Orçamento da Região.

Avelino Meneses, que falava à margem da reunião do Conselho Regional da Cultura, ressalvou, no entanto, “que isto não quer dizer que “esteja tudo bem, que não haja margem para melhorias, para progressão”.

O titular da pasta da Cultura afirmou ainda que, em matéria de apoios ao setor, desde 2014 que existe nos Açores um sistema “consolidado, transparente, regulado” por legislação, como, por exemplo, os regimes jurídicos de apoio às atividades culturais, às sociedades filarmónicas e recreativas e à conservação e recuperação do património baleeiro.

Com este sistema, desde 2015, foram concedidos mais de 4,5 milhões de euros de apoios, o que “significa mais de um milhão de euros por ano”, destacou.

Avelino Meneses referiu ainda que, “fruto da persuasão” do Governo dos Açores e de “alguma compreensão” do Governo da República, os agentes culturais dos Açores podem “finalmente” candidatar-se aos concursos da Direção Geral das Artes.

Nesta reunião do Conselho Regional da Cultura foi analisado o programa de atividades programadas pelo Governo dos Açores no âmbito do Ano Europeu do Património Cultural, bem como a criação na atual legislatura de um passaporte cultural.

Este órgão consultivo, criado em 2013, tem por objetivo emitir pareceres e recomendações sobre questões relativas à realização dos objetivos de política cultural nos Açores e propor as medidas que julgue necessárias ao seu desenvolvimento.

DL/Gacs

Categorias: Cultura, Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*