Lagoa acolhe III Semana da Saúde Escolar

A Escola Básica e Integrada de Água de Pau está a realizar, entre 9 e 13 de abril, III Semana da Saúde Escolar.

A Semana da saúde tem sido celebrada por este estabelecimento de ensino, todos os anos, em comemoração do Dia Mundial da Saúde que se assinala no dia 7 de abril. Trata-se de uma iniciativa através da qual serão realizadas diversas atividades adequadas aos diversos ciclos de ensino que compõem a Escola Básica Integrada de Água de Pau e a toda a comunidade em geral abrangendo diferentes áreas da saúde, recorda uma nota divulgada pela autarquia.

Para esta quinta-feira, decorrerá a Caminhada pela Saúde com concentração prevista pelas 9h00 na Escola Básica e Integrada de Água de Pau, sendo que o percurso tem 4 km. Pelas 11h00, está prevista a realização de uma aula de aeróbica e zumba. Agendada para as 10h00 está a caminhada destinada aos alunos do pré-escolar e primeiro ano do 1º ciclo que finaliza também no Campo Municipal José da Costa Leste. Já entre as 14h00 e as 15h30, o Clube Desportivo Escolar de Água de Pau promove várias atividades desportivas no pavilhão e na sala de ginástica destinadas a todos os alunos do 1º ciclo do ensino básico.

Para sexta-feira, dia 13 de abril, será um dia dedicado aos rastreios relativos à visão, audição, glicémia, índice de massa corporal, tensão arterial e colesterol. Os rastreios terão inicio às 13h30 e serão dirigidos a toda a comunidade educativa: alunos; professores; funcionários e encarregados gerais.

De acordo com a Presidente do conselho executivo da Escola Básica e Integrada de Água de Pau, Joana Montalvão Medeiros, “estas atividades têm o objetivo de promover uma maior consciência, daqueles que são os bons hábitos de vida saudável por parte dos nossos alunos, professores e funcionários. Por vezes são coisas muito simples, que se tornam num hábito e contribuem em muito para uma melhor qualidade de vida, uma vida mais saudável. É o exemplo da “Caminhada para a Saúde, da “Eco-ementa” (ementa realizada pelos alunos do 9º ano de escolaridade no âmbito do Projeto Eco-escolas) e dos rastreios da glicémia, colesterol, visão, audição, cálculo do IMC e tensão arterial, que estamos a realizar ao longo desta semana”.

Joana Montalvão Medeiros acrescenta ainda que, “se nos habituarmos a caminhar, a realizar refeições simples e saudáveis e a realizar rastreios periodicamente, estamos de uma forma simples a contribuir em muito para a nossa saúde, prevenindo, e até evitando, o aparecimento de doenças variadas”, lê-se na mesma nota.

De referir que, para a realização desta iniciativa, para além do apoio da autarquia lagoense, colaboraram o Centro de Saúde de Lagoa, com o apoio de enfermeiras da equipa da Saúde Escolar, bem como das nutricionistas, Raquel Marinho e Sara Gaipo; a Farmácia Mântua que colaborou na realização dos rastreios da glicémia e do colestrol; a Opticavista Ventura, oculista da Lagoa na realização do rastreio da visão e a Widex-Centro Auditivo de Ponta Delgada no rastreio da audição. Precioso contributo para a organização e preparação desta Semana da Saúde foi também o empenho e trabalho da professora Rita Ledo, que organizou e coordenou todas as atividades e parcerias para esta semana. 

DL/CML

Categorias: Educação, Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*