Bolieiro representa Municípios Portugueses no Conselho Nacional de Educação

O presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada tomou posse, em Lisboa, como membro efetivo do Conselho Nacional de Educação (CNE). José Manuel Bolieiro passa a ser o representante da Associação Nacional dos Municípios Portugueses neste órgão consultivo.

A tomada de posse do novo representante dos autarcas portugueses foi conferida pela presidente do CNE, Maria Emília Brederode Santos, em cerimónia realizada na sede nacional da instituição.

O primeiro autarca açoriano a integrar este Conselho desde a sua criação em 1982 aproveitou o ato de posse para manifestar o “gosto pessoal de assumir este novo desafio institucional” e a “total disponibilidade de contribuir, ainda que modestamente, para o debate que se impõe sobre o futuro da Educação em Portugal”.

O conselheiro nacional José Manuel Bolieiro participa nas sessões plenárias e integra a comissão permanente do CNE dedicada aos Desafios do Futuro, sob coordenação de João Cravinho, antigo Ministro das Obras Públicas e Comunicações.

O desenvolvimento tecnológico e científico, as alterações climáticas e desenvolvimento sustentável e a globalização e migração são as áreas de intervenção da Comissão dos Desafios do Futuro, a par das mudanças demográficas, novas literacias e novos contextos de aprendizagem.

O CNE é um órgão independente, com funções consultivas, que funciona junto do Ministério da Educação e Ciência, sendo o seu presidente eleito pela Assembleia da República.

A este órgão compete emitir opiniões, pareceres e recomendações sobre todas as questões relativas à Educação em Portugal, por iniciativa própria ou em resposta a solicitações apresentadas pela Assembleia da República e pelo Governo.

O Conselho tem por missão proporcionar a participação das várias forças científicas, sociais, culturais e económicas, na procura de consensos alargados relativamente à política educativa nacional.

DL/CMPD

Categorias: Educação, Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*