Cristina Calisto quer via ciclável de ligação entre Lagoa, Ponta Delgada e Ribeira Grande

A Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Cristina Calisto, quer uma via ciclável que permita a ligação entre as três cidades da ilha: Ponta Delgada, Ribeira Grande e Lagoa.

A autarca considera que, a sua concretização é garante da sustentabilidade futura daquilo que se pretende para o concelho de Lagoa e, em geral, para a ilha de S. Miguel em termos ambientais e até turístico, numa ótica de redução de carbono pelo uso reduzido do automóvel, e também de promoção de estilos de vida.

Por outro lado, é também um desafio que pode constituir uma forma de promoção turística das três cidades, podendo contribuir para um maior afluência de turistas nas mesmas, através de bicicleta ou mesmo a pé contatando diretamente com aquilo que as três cidades de melhor oferecem.”

O desafio lançado surge aquando a receção da aprovação da candidatura Açores 2020 para a construção da ciclovia da Cidade de Lagoa, entre o Portinho de S. Pedro e o Largo do Cruzeiro, num valor que orça cerca de 908 mil euros. Trata-se de um projeto que vem a contribuir para a mobilidade urbana sustentável, tendo como principal objetivo criar uma alternativa ao transporte rodoviário tradicional no centro da cidade de Lagoa.

Refere uma nota da autarquia que, a ciclovia a ser construída ficará localizada em zona habitacional, bem como zona industrial e comercial, entre outros equipamentos públicos e privados com fluxos de pessoas.

O propósito da sua construção passa também por fazer com que mais pessoas passem a usar meios de transporte como bicicleta e a pé, bem como conciliar o uso de modos de transporte coletivo de passageiros, em substituição de automóveis.

DL/CML

Categorias: Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*