Galardão Miosótis distingue mais 18 novos alojamentos turísticos nos Açores

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo revelou que aderiram este ano ao galardão ‘Miosótis’ 18 novos alojamentos turísticos, registando-se também 37 renovações, o que evidencia que as práticas sustentáveis são cada vez mais importantes para os empreendedores do setor.

Marta Guerreiro, que entregou, na Graciosa, esta distinção aos alojamentos ‘Fontes View Point’ e ‘Casa Lagar de Pedra’, salientou que “este é um galardão existente nas nove ilhas do arquipélago, contando já com 103 empreendimentos aderentes”.

A titular da pasta do Turismo salientou, no entanto, a importância de “fazer crescer o número, já alargado, de alojamentos galardoados como exemplos de boas práticas, com preocupações em áreas como a gestão de resíduos, o uso da água e da energia, a aposta na biodiversidade e na valorização local ou ainda preocupações ao nível da informação e gestão ambiental”.

Marta Guerreiro destacou que, nos últimos anos, os Açores têm vindo a “ganhar relevância” no que se refere ao turismo sustentável, o que se traduz em “reflexos positivos no aumento do número de visitantes”, mas também obriga a uma “redobrada necessidade de manutenção e atualização dos padrões considerados sustentáveis no setor do turismo”.

Marta Guerreiro destacou ainda a importância do ‘Miosótis’, existente desde 2012, enquanto “marca ambiental credível e rigorosa, que reconhece as boas práticas dos alojamentos, ao mesmo tempo que sensibiliza, quer funcionários, quer clientes, para o uso alargado das boas práticas ambientais”.

O galardão atribui vários níveis de reconhecimento a empreendimentos turísticos regionais pelos seus bons comportamentos ambientais, implementados em diferentes valências, nomeadamente ao nível da poupança de recursos, da correta gestão dos resíduos e da valorização local, num processo totalmente gratuito, quer de inscrição, quer de renovação, uma vez que é válido por dois anos.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*