Peddy Paper leva atletas do Torneio Centenário de Voleibol a conhecer Água de Pau

A Câmara Municipal de Lagoa, na receção de atletas das equipas de voleibol que irão disputar o Torneio Comemorativo dos 100 anos de Voleibol – XXIV Torneio Centenário, realizou um peddy paper para uma melhor divulgação da Vila de Água de Pau junto dos mesmos. A concentração fez-se a partir do local onde se encontra a decorrer este torneio, que começou ontem e decorre até dia 29 de março no pavilhão da Escola Básica e Integrada daquela freguesia.

Através do peddy paper, 82 atletas de 7 equipas participantes, com idades compreendidas entre os 14 e 16 anos, tiveram a oportunidade de conhecer património local pauense, nomeadamente a Casa do Pescador, a Mercearia Central-Casa Tradicional, os tanques das lavadeiras, o núcleo museológico existente na junta de freguesia de Água de Pau e a Ermida de N. Sra. do Monte. Conheceram assim aspetos culturais e vivências que caraterizaram o povo pauense noutros tempos e que fazem partem de sua identidade cultural. No final, e na Ermida de N. Sra. do Monte, os atletas declamaram um poema do ilustre pauense Manuel Augusto de Amaral, designado a “Lavadeira”.

Para o Vice-presidente da autarquia e responsável pela área desporto, “esta iniciativa também mostra a transversalidade que o desporto tem com outras áreas tidas como essenciais para o desenvolvimento da Lagoa, nomeadamente cultura e turismo, contribuindo também para o desenvolvimento económico, trazendo também uma dinâmica diferente à habitual na freguesia de Água de Pau.” Nesta medida, deixa uma palavra de reconhecimento e agradecimento a todas as entidades e associações que se associaram à mesma, desde logo à Casa de Povo de Água de Pau, Junta de Freguesia e do grupo de Escoteiros de Água de Pau. Uma colaboração que, no seu entender, “é fundamental e benéfica para promover o melhor que Água de Pau tem e que, claramente, manifesta o espirito acolhedor e de entre ajuda do povo pauense”.

Refira-se que, ainda no âmbito da receção e apoio ao Torneio Comemorativo dos 100 anos de Voleibol, a Câmara Municipal de Lagoa organizou para dia 28 de março, um passeio pedestre à Janela de Inferno com os atletas participantes. Neste mesmo dia, e como forma de promover esta modalidade desportiva, 30 crianças que frequentam o Centro de Atividades de Tempos Livres de Lagoa vão ter a oportunidade de praticar voleibol no pavilhão da Escola Básica e Integrada de Água de Pau. Uma forma de incentivar os mais novos para a importância da prática do desporto para o alcance de uma vida saudável.

DL/CML

Categorias: Desporto, Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*