Governo dos Açores vai criar Rede Regional de Sangue para melhorar articulação entre hospitais

O Secretário Regional da Saúde anunciou a criação de uma Rede Regional de Sangue para permitir uma melhor articulação entre os bancos de sangue existentes nos Açores.

Rui Luís, falava à margem das comemorações do Dia Nacional do Dador de Sangue, comemorações que foram promovidas pelo Serviço de Hematologia do Hospital do Divino Espírito Santo, que é o único serviço certificado, com idoneidade formativa para Hematologia.

O titular da pasta da Saúde anunciou ainda o lançamento, em junho, de uma campanha de sensibilização dirigida aos jovens, apelando para a importância de dar sangue.

O Secretário Regional salientou que as reservas de sangue dos hospitais estão dentro dos parâmetros aceitáveis, revelando que, no ano passado, foram realizadas 3.500 dádivas, para um registo de cerca de 5.000 dadores.

A angariação de sangue realiza-se também através de brigadas que se deslocam às localidades, tendo Rui Luís sublinhado a importância destas brigadas e da articulação entre hospitais e centros de saúde.

Na cerimónia que assinalou o Dia Nacional do Dador de Sangue, em que o Hospital do Divino Espirito Santo homenageou 26 instituições e empresas que colaboram com a dádiva de sangue, o Secretário Regional agradeceu e elogiou o empenho das empresas e dadores de sangue nas campanhas e na promoção das dádivas de sangue.

DL/Gacs

Categorias: Regional, Saude

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*