EBI de Água de Pau: Encontro com o escritor Pedro Seromenho

Autor de livros como A Nascente de Tinta, O Reino do Silêncio, A Cidade que Queria Viver no Campo, As gravatas do meu pai, A fuga da ervilha, 900-História de um Rei ou Porque é que os animais não conduzem?, Pedro Seromenho, conhecido escritor e ilustrador de livros infantis, esteve presente na EBI de Água de Pau no dia 19 de fevereiro. Os alunos dos 2.º, 3.º e 4. º anos ocuparam os seus lugares no auditório da escola, devidamente vestidos a preceito, com gravatas desenhadas por si, e esperaram pacientemente pela chegada do escritor…

O livro Porque é que os animais não conduzem? serviu de mote de abertura à sessão. Os alunos do Clube de Expressões deram voz aos vários animais da história no vídeo apresentado ao escritor. Três alunas do 9ºAno também “cantaram” o conto ao som da viola do professor de música, João Pascoal.

Após este momento preparado pelos alunos, a equipa da Biblioteca Escolar chamou ao placo duas alunas dos 3.º e 4.º anos e lançou-lhes um desafio: desenhar um animal típico dos Açores. E elas assim o fizeram… Então, Pedro Seromenho interveio, ajudou-as, orientando as suas mãos aquando dos desenhos, e aproveitou, ele próprio, para também fazer algumas ilustrações fantásticas num espaço de tempo surpreendentemente curto…

No final, o escritor contou várias histórias, desde O meu avô consegue voar (“Foi ele que me ensinou a nadar. Eu ajudo-o a navegar na internet. Disse-me que podia escutar o mar dentro de um búzio. E, eu, que podia ouvir mensagens de telemóvel. Explicou-me o que era uma arrilhada, uma zorra ou uma serromenha. Agora, no meu tablet, mostro-lhe o que é o meu e-mail, o wi-fi e o youtube. ”até à A Fuga da Ervilha, uma ervilha que foge para dentro da boca de um menino à procura de aventuras. O público foi convidado a voar no mundo da imaginação, dos sonhos e das…..leituras!

(Artigo publicado na edição impressa de abril de 2018)

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*