Conselho Consultivo de Combate à Doença Oncológica pronuncia-se sobre metodologia a aplicar no estudo sobre as causas de cancro nos Açores

O Secretário Regional da Saúde revelou o início da fase de definição de uma metodologia e da estrutura científica para a realização de um estudo sobre as causas de cancro nos Açores.

Rui Luís, que falava à margem da reunião deste Conselho Consultivo, adiantou que serão convidadas as universidades dos Açores e de Coimbra “para porem em prática este estudo durante o ano de 2018”.

O estudo pretende aprofundar as causas do cancro nos Açores, no sentido de detetar eventuais caraterísticas particulares, contribuindo, dessa forma, para programas preventivos mais eficientes.

Rui Luís frisou que a atualização do Registo Oncológico Regional no final do ano passado foi determinante para se avançar com o estudo.

Os dados eram apenas conhecidos até 2011, tendo sido apresentados recentemente até 2014.

O Conselho Consultivo de Combate à Doença Oncológica, que reúne de três em três meses, propôs ainda a celebração de protocolos de abordagem comum entre os três hospitais da Região, no que se refere ao diagnóstico da doença, ao seu tratamento e ao seu seguimento.

DL/Gacs

Categorias: Saude

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*