“Encontro Lagoense e de Cidades Irmãs em New Bedford – EUA”

Na sua primeira deslocação aos Estados Unidos de 14 a 20 de março, Cristina Calisto, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, participou num Encontro Lagoense e Cidades Irmãs na cidade baleeira de New Bedford. Com a edil lagoense, deslocaram-se, a vereadora Albertina Oliveira de Lagoa – Açores e de Lagoa do Algarve, a vereadora Anabela Simão e Jorge Cabrita do gabinete de geminações.

Assim, o concelho de Lagoa, dos Açores, representado neste evento por Cristina Calisto, reuniu as suas sete cidades geminadas dos EUA, a saber, Bristol, Fall River, Dartmouth, Taunton, Rehoboth, New Bedford, e Fairhaven. Associaram-se ao encontro os autarcas e empresários das edilidades mencionadas, o que dignificou o evento.

Para Cristina Calisto esta foi uma viagem de conhecimento e reconhecimento de áreas que poderemos reforçar parcerias, uma oportunidade de contacto com a comunidade emigrante das 7 cidades emigrantes geminadas e por se tratar da primeira vinda de Cristina tratou-se de uma visita carregada de emoções e com muita vontade demonstrada junto dela para investir no concelho de Lagoa. Todos reconhecem que a Lagoa é um sítio dos mais interessantes para se investir em S. Miguel.

Durante este encontro, no restaurante Cotalimar, em New Bedford, propriedade do empresário Carlos Madeira, natural do concelho de Lagoa [Água de Pau ] que juntou 250 lagoenses, promoveu-se através de videos, ambas as Lagoas, a dos Açores e do Algarve, por iniciativa do lagoense Dorvalino Botelho. A animação musical foi da responsabilidade dos artistas David Loureiro e Luís Cabral e DJ David Medeiros. O Magazine “A Praça”, o Jornal “Diário da Lagoa”, o “Portuguese Times” de New Bedford e “O Jornal” de Fall River marcaram presença no evento. Durante o jantar convívio foi sorteada uma passagem aérea oferecida pela Azores Airlines e assim uma lagoense viajará para a sua Lagoa em 2018.

O mestre de cerimonias que muito bem dirigiu este convívio foi o lagoense Jorge Morais. A Comissão organizadora foi constituída por Maria Tomasia, RoberTo MedeirOs, José A. Pires, Margarida Vieira, David Loureiro, Teresa Baganha, Jaime Rego, João Mendes, João Tomasia e Alda Moniz e teve o apoio incondicional de Carlos Madeira, proprietário do Restaurante Cotalimar que se associou de forma generosa a este evento em colaboração com o seu concelho de Lagoa de onde e natural de Agua de Pau.

Este convivio teve, por fim tambem, reunir fundos para um intercambio cultural a realizar no proximo ano de 2019 entre as Escolas de Agua de Pau-Lagoa e a Escola Oficial Portuguesa do De Mello Internacional Center de New Bedford.

A visita aos Estados Unidos de Cristina Calisto teve tambem por fim transmitir a todos os autarcas dos municipios irmaos de Lagoa que novas pontes de ambito cultural e economico serao lancados em breve.

Desta viagem de Cristina Calisto fica um registo muito positivo da sua visita a todos os municípios geminados nos Estados Unidos. Conheceu suas potencialidades e presença lagoense em cada um deles. Participou em Fall River, na Portugalia Marketplace duma Mostra de Produtos da Cerâmica Vieira e Bonecos de Presépio da sua Lagoa e Provas de Vinho e Conservas de Lagoa do Algarve com a presença da consul de Portugal, do Mayor local, senadores, escritores, empresários e muito publico.

Cristina Calisto renovou com Fall River os laços de amizade assinando um novo e atualizado protocolo de geminação com o Mayor Jasiel Correia. Para registo, no momento Jasiel Correia ofereceu a Cristina uma chave da cidade de Fall River e esta um registo fotográfico da visita de John Arruda [primeiro Mayor portugues de Fall River era de Santa Cruz de Lagoa], em 1958 a Lagoa, nos Açores.

Por: RoberTo MedeirOs nos EUA
(Artigo publicado na edição impressa de abril de 2018)

Categorias: Comunidades, Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*