ESL: Clube de Geocaching da Escola Secundária de Lagoa [7]

Clube participa em atividade com o Rally…
O clube de Geocaching da Escola Secundária de Lagoa participou no passado dia 22 de março na iniciativa “O rali dos Açores e a minha escola” incorporada no 53º Azores Airlines Rallye, iniciativa organizada pelo Grupo Desportivo Comercial, confirmada pela FIA (Federação Internacional do Automóvel) integrado no ERC (European Rally Championship).

A iniciativa constava da construção de um trabalho representativo do rali integrando aspetos educativos, pelo que a Escola Secundária de Lagoa foi representada, pelo aluno Rodrigo Travassos e o professor acompanhante Marco Pereira, ambos elementos do Clube de Geocaching da escola. O trabalho vencedor do concurso foi a cache intitulada “Lagoa Stage”, (https://coord.info/GC7EXTT), que é uma caixa tradicional (2/2), contruída pelo aluno do clube de Geocaching, a qual representa a Stage realizada no dia 22 na cidade de Lagoa. A iniciativa da ERC foi no mesmo dia pelas 12 horas no Pavilhão do Mar situado nas Portas do Mar na cidade de Ponta Delgada, onde quinze escolas integraram e acompanharam os quinze primeiros pilotos na escolha da ordem de partida para o inicio do 53º Azores Airlines Rallye.

A Escola Secundária de Lagoa representou o piloto HERMANN NEUBAUER, campeão Austríaco de 2017, conduzindo um Ford Fiesta R5 neste rali com a porta número 22. É de salientar que foi oferecido ao piloto uma lembrança do munícipe da Lagoa e medalha da respetiva escola.

Curso de formação para professores sobre Geocaching
Realiza-se, na Escola Secundária da Lagoa, entre 14 de abril e 2 de maio, um curso de formação, certificado, para professores do 2º, 3º ciclo e secundário que se encontrem colocados em escolas dos Açores, sobre: Geocaching – Uma ferramenta educativa. Este curso é promovido pelo Newrónio, centro de formação da Escola Secundária da Lagoa, sendo formador o professor Luis Filipe Machado, coordenador do Clube de Geocaching desta escola e que é um dos responsáveis pela GeoTour Azores, projeto da Direção Regional do Turismo, que utiliza o Geocaching como “ferramenta” promocional do turismo nos Açores. Encontram-se inscritos 25 professores de várias escolas de S. Miguel. Em setembro de 2018, na janela formativa para professores, este curso vai ter nova edição na Escola Básica e Secundária de Vila Franca do Campo.

Filme do Clube apresentado na BTL em Lisboa
Foi apresentado na Feira Internacional de Turismo de Lisboa (BTL2018), um filme, sobre as atividades do Clube de Geocaching, produzido por este clube, sendo mentor e executor deste projeto o professor Marco Pereira. Esta apresentação foi integrada na apresentação da GeoTour Azores, da responsabilidade da Direção Regional do Turismo. Assistiu a esta apresentação um grande número de interessados, sendo a maioria geocahers continentais e pessoas e entidades profissionais ligadas ao turismo.

Luis Filipe Machado e Marco Pereira
(Artigo publicado na edição impressa de abril de 2018)

 

 

 

               

Categorias: Educação, ESL

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*