Cheque Veterinário apresentado em Ponta Delgada

A cidade de Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, recebe esta sexta-feira, 23 de março, a Ordem dos Médicos Veterinários para a apresentação do Cheque Veterinário. Esta iniciativa tem como objetivo criar uma rede de cuidados primários médico-veterinários para animais em risco, nomeadamente no que se refere à vacinação, desparasitação, identificação eletrónica e esterilização. Em São Miguel, em 2017 foram esterilizados cerca de 1400 animais de famílias carenciadas e animais recolhidos pelos CRO.

O Programa de Apoio de Saúde Preventiva a Animais em Risco, mais conhecido por Cheque Veterinário, pretende, deste modo, dotar os Municípios com os instrumentos necessários para o cumprimento da Lei nº 27/2016, de 23 de agosto, que veio aprovar as medidas para a criação de uma rede de Centros de Recolha Oficial de animais e estabelecer a proibição do abate de animais errantes como forma de controlo da população e ainda promover uma aproximação aos médicos veterinários.

Este Cheque, que conta já com a adesão de um número substancial de consultórios, clínicas e hospitais veterinários em todo o país, é aplicável a animais capturados pelos centros de recolha oficiais, bem como a animais de famílias carenciadas.

Um programa lançado pela Ordem dos Médicos Veterinários que reconhece que a sociedade tem vindo a atribuir uma importância crescente à promoção do bem-estar e dos direitos dos animais, apesar do longo caminho que ainda há a percorrer. A Ordem espera, desta forma, prestar o seu contributo para a resolução desta problemática.

Ainda durante a tarde do dia 23 de março, sexta-feira, irá decorrer uma reunião entre a Ordem dos Médicos Veterinários, a Associação de Municípios dos Açores e os Médicos Veterinários Municipais da Ilha de São Miguel para debaterem estratégias que ajudem a promover o bem-estar animal e a reduzir o número de abandonos na Madeira.

DL/gci

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*