Rancho do Rosário sai esta madrugada

Saem esta madrugada de quinta-feira, pelas 04h00, os últimos Ranchos de Romeiros. Pico da Pedra, Rabo de Peixe e Rosário (Lagoa), são os últimos Ranchos a sair na Romaria Quaresmal 2018.

Os romeiros do Rosário irão pernoitar esta quinta-feira na Relva, na sexta-feira no Pilar da Bretanha, no sábado na Ribeirinha, no domingo na Achadinha, na segunda-feira na Pedreira do Nordeste, na terça-feira na Lomba do Pomar e na quarta-feira em Ponta Garça.

Entretanto, este sábado, dia 24, terminam a sua romaria os Ranchos da 5ª semana. São eles Água de Pau, Água D’Alto, Ajuda da Bretanha, Fenais da Luz,St. António Nordestinho, Conceição (R.Grande), Mosteiros, Covoada e Ginetes. Os Ranchos da Feteira Pequena e São Brás terminam a romaria no domingo, dia 25 de março.

Recorde-se que as tradicionais romarias de São Miguel assumem “uma dimensão comunitária” e “tocam” centenas de pessoas que se unem em várias freguesias da maior ilha açoriana para disponibilizar meios para a pernoita e a alimentação dos romeiros.

Estes romeiros percorrem quilómetros e quilómetros a pé durante uma semana, trajando um xaile, lenço, saco para alimentos, bordão e terço, entoando cânticos e rezando.

As romarias quaresmais de São Miguel, segundo a tradição, tiveram origem na sequência de terramotos e erupções vulcânicas ocorridas no século XVI na ilha, que arrasaram Vila Franca do Campo e causaram grande destruição na Ribeira Grande.

Os ranchos são organizados e devem cumprir um percurso, sempre com mar pela esquerda, passando pelo maior número possível de igrejas e ermidas de S. Miguel.

DL

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*