Lagoa acolhe 24º Torneio Centenário de Voleibol

O concelho da Lagoa voltou a ser escolhido para a realização do XXIV Torneio Centenário de Voleibol, o que acontece pela segunda vez. A organização está a cargo da Associação de Voleibol de S. Miguel e que conta com o apoio da Câmara Municipal de Lagoa.

O torneio, que visa comemorar os 100 anos de voleibol, este ano decorrerá na Escola Básica e Integrada de Água de Pau, entre os dias 26 a 29 de março.

Para o Vice-presidente da Associação de Voleibol de São Miguel, este será um torneio muito interessante, numa versão mista, com participação de cinco equipas femininas e cinco masculinas, “um torneio extremamente equilibrado”.

Para Hélio Ormonde, quer em termos competitivos quer em termos sociais, “nesta parceria com a Câmara da Lagoa, fazer torneio em Água de Pau, do ponto de vista social, será muito importante, uma vez que os participantes terão experiências culturais interpessoais muito ricas e que se quer potenciar”.

O responsável recordou que este será também mais um teste para os jogos das ilhas onde a Seleção dos Açores terá a oportunidade de fazer o seu último teste competitivo antes dos jogos as ilhas que decorre em maio próximo.

Segundo Hélio Ormonde, que falava na conferência de imprensa de apresentação da prova, “este torneio é marcante naquilo que é a estratégica de desenvolvimento da modalidade em São Miguel”.

Por seu turno, o Vice-presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Ricardo Martins Mota, mostrou-se claramente satisfeito pela realização desta iniciativa em território lagoense, salientando a “redobrada satisfação quando no mesmo dia se hasteou, nos Paços do Concelho, a bandeira que simboliza aquilo que é a política da autarquia: uma política amiga do desporto”, sendo que este torneio se insere na linha que se quer de desenvolvimento para o concelho”.

O autarca lagoense ressalvou a importância do número significativo de participantes para a criação de uma dinâmica de partilha de conhecimentos e experiências fundamental para o intercâmbio entre clubes. Neste contexto, o edil lagoense referiu-se ao Clube Desportivo Escolar de Água de Pau que, em seu entender, “tem feito um trabalho extraordinário na promoção do desporto do concelho e esta foi também a forma encontrada para que os seus atletas e técnicos possam partilhar mais conhecimento e, portanto, saírem mais enriquecidos do ponto desportivo”.

Ricardo Martins Mota destacou ainda a importância do ponto de vista cultural e turístico que esta iniciativa desportiva traz para o concelho de Lagoa, e em particular, para a freguesia de Água de Pau, caraterizada por “ser uma comunidade que gosta de receber” e que por esta ocasião, ganhará uma dinâmica diferente que acabará por fomentar o conhecimento pela cultura lagoense”.

O autarca destacou a importância da forma como a colaboração entre a Associação de Voleibol de S. Miguel e a Câmara Municipal foi realizada numa “comparticipação de um assumir de responsabilidades partilhadas” que é, de facto, o método que a autarquia entende ser ponderado para a boa dinâmica desportiva e para “o mesmo desígnio que todos trabalham que é a promoção da prática do desporto”.

De recordar que o Torneio Centenário de Voleibol é destinado aos escalões de formação, nomeadamente juvenis, entre os 14 e 16 anos de idade, numa envolvência que conta com mais de uma centena e meia de participantes, entre organização, técnicos e atletas. Contará com a participação de 10 equipas de 9 clubes. Nos masculinos, irão participar as equipas da Associação dos Antigos Alunos; a Associação Académica de Espinho; o Clube Desportivo Escolar de Água de Pau; o Clube Desportivo “Os Marienses” e a Seleção Açores Masculina 2018. Nos femininos, destaca-se a participação das equipas do Clube Desportivo Escolar de Água de Pau; Clube Kairos; Clube Académico de Bragança; Seleção de S. Jorge e Volei Clube São Miguel.

No âmbito da realização deste torneio, destaque também para um peddy paper pela freguesia de Água de Pau, organizado pela autarquia lagoense com a colaboração dos Escoteiros desta freguesia, que tem como principal propósito dar a conhecer culturalmente Água de Pau, naquilo que ela tem de melhor para oferecer. Os participantes do torneio terão, similarmente, a oportunidade de conhecer o trilho pedestre Janela do Inferno cujo passeio está agendado para dia 28 de março, com concentração prevista pelas 14h30.

DL/CML

Categorias: Desporto, Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*