Investimento na promoção da saúde oral permitiu realizar 118 mil consultas em três anos

O Secretário Regional da Saúde destacou o êxito do investimento realizado na promoção da saúde oral, pela abrangência e pelos efeitos que teve nas crianças e jovens dos Açores.

Segundo Rui Luís, que falava no final de uma ação de sensibilização, salientou a importância de uma boa higiene oral associada a uma boa alimentação,  adiantando que “nestes três anos, foram feitas cerca de 118 mil consultas nos centros de saúde e nos hospitais”.

Otitular da pasta da Saúde lembrou que o programa de saúde oral é uma iniciativa que “implica um constante investimento nas ações de divulgação, como esta que estamos a desenvolver nesta e noutras escolas”.

Os Açores são a única região do país que tem um programa de saúde oral gratuito que abrange jovens até à idade adulta, através de tratamentos nos centros de saúde, que passou a designar-se Área de Intervenção na Promoção da Saúde Oral.

Os bons resultados no acesso por parte das crianças, idosos e grávidas possibilitaram o alargamento desta ação a doentes crónicos e a grupos mais carenciados.

O III Estudo Nacional de Prevalência de Doenças Orais revela que a percentagem de crianças açorianas livres de cáries até aos seis anos é de 75%, sendo a melhor a nível nacional.

DL/Gacs

Categorias: Saude

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*