Câmara incentiva população a transformar resíduos em composto orgânico

A Câmara da Ribeira Grande, através do Centro de Promoção Ambiental, está a promover uma campanha de redução de resíduos domésticos com o propósito de os transformar em composto. O processo, denominado por “A minha compostagem”, está a dar os primeiros passos na freguesia da Ribeirinha mas o intuito é que seja alargado a outras localidades.

O propósito é simples: os munícipes aderem à campanha, guardam os resíduos orgânicos e a autarquia assume a recolha dos mesmos duas vezes por semana com o intuito de os acumular num compostor que, posteriormente, dará origem a composto que poderá ser utilizado nas horas comunitárias.

Os munícipes que aderirem à campanha de redução de resíduos por via da compostagem obtêm descontos nas compras de mercearia nas lojas aderentes à campanha, nomeadamente frutaria Martins, mercearia João Cabral e mini-mercado Ruben.

Os materiais que podem e devem ser compostados são, normalmente, classificados como “verdes” e “castanhos”, conforme o teor de humidade e a proporção de nutrientes. Ao fim de alguns meses depositados no compostor, os resíduos orgânicos transformam-se em composto que pode ser utilizado na fertilização das hortas comunitárias.

A compostagem reduz sensivelmente para metade o volume total de lixo produzido por residência, atenua a emissão de poluentes e o uso de energia no transporte dos resíduos, evita a geração de subprodutos poluentes, previne a contaminação dos lençóis freáticos e produz fertilizante de forma natural.

DL/CMRG

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*