Açores eleitos entre os 10 destinos líderes mais sustentáveis do mundo e o melhor Destino do Atlântico

Os destinos mais sustentáveis do mundo foram revelados na feira da ITB, em Berlim, no final do dia de abertura desta feira. Os Açores estiveram entre os finalistas selecionados por um júri representado por 12 organizações internacionais, num total dos 100 destinos mais sustentáveis do mundo, nomeados para as categorias: Melhor das Cidades, Comunidades & Cultura, Melhor da Natureza, Melhor destino à Beira Mar, the Earth Award (ambiente & clima) e Melhores do Planeta distribuídos por subcategorias p.e. Melhor da Europa e Melhor do Atlântico, entre outros.

De entre as diversas categorias existentes os Açores foram considerados o melhor Destino no Atlântico tendo ainda sido considerado, no final da cerimónia, como um dos 10 destinos mais sustentáveis do mundo. Os Açores foram assim considerados um dos melhores destinos entre os melhores do mundo, como exemplo de turismo de qualidade, atratividade e sustentabilidade. Estes destinos passam a ser considerados um exemplo para as melhores práticas de gestão de um destino, envolvendo as comunidades locais e evitando os problemas de excesso de turismo, tal como se tem testemunhado em outros destinos pelo mundo.

Os Açores passam a ter um reconhecimento internacional como destino sustentável. Este trabalho rumo à sustentabilidade não é de agora, mas sim uma preocupação que sempre esteve presente no povo Açoriano mas que finalmente mereceu um reconhecimento internacional por todo o trabalho que tem desenvolvido, reconhecimento esse que acontece graças à organização constituída pela ITB Berlim, a mais reconhecida feira de turismo do mundo, junto com a organização Green Destination e a TravelMole’s Vision on Sustainable Tourism com o apoio da BookDifferent.com e outras 10 organizações parceiras. Este prémio vem reforçar ainda mais o trabalho já anunciado no Fórum Açores Rumo à Sustentabilidade, que teve lugar na Lagoa no passado mês de dezembro, no qual foi anunciado o início de um processo de certificação de sustentabilidade, certificação essa detida por muito poucos destinos do mundo e, certamente, o primeiro com as caraterísticas de arquipélago.

No discurso de entrega do prémio Melhor Destino do Atlântico o Presidente da Turismo dos Açores/ATA enalteceu a organização do evento e referiu que os Açores são um exemplo de boas práticas de sustentabilidade a diversos níveis, tendo destacado o trabalho desenvolvido nos Açores na área da proteção e da observação de cetáceos, fazendo deste um dos melhores exemplos e destinos para a desta atividade turística.

DL/ATA

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*