Jovens interessam-se pela vida pública e demonstram vontade de participar na sociedade

O Diretor Regional da Juventude destacou o “interesse que os jovens Açorianos demonstram em promover a democracia, interessando-se pela vida pública e manifestando uma vontade clara de participar e influenciar as opções da sociedade”.

Lúcio Rodrigues, que falava na Assembleia Legislativa, onde decorre o Parlamento dos Jovens, salientou o empenho dos jovens ‘deputados’, bem como dos seus professores, por, “novamente, terem respondido com tanto entusiasmo ao desafio que este ano lhes foi colocado”, numa referência ao debate sobre o tema ‘A Igualdade de Género’.

O Diretor Regional desafiou os jovens a refletir sobre o tema, manifestando a convicção de que a geração atual irá “pugnar por uma sociedade em que a diferença de género deixe de ser uma temática discutida, seja em casa, no trabalho, na política, na cultura ou, até mesmo, no desporto”.

No âmbito da política, Lúcio Rodrigues admitiu que esta é “uma realidade que, na atualidade, ainda é predominantemente assumida por homens, pese embora as mulheres estejam a assumir, cada vez mais, cargos de liderança, seja a nível regional, nacional e mesmo internacional”.

Lúcio Rodrigues sublinhou a “importante problemática e o conjunto de desafios com que os decisores políticos se encontram confrontados”, que passam por “criar condições para que os jovens possam afirmar-se melhor como cidadãos solidários, responsáveis e ativos em sociedades plurais”.

O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, organizada na Região numa parceria entre a Assembleia Legislativa e o Governo dos Açores, através das direções regionais da Juventude e da Educação.

O Governo dos Açores está ativamente envolvido neste projeto há quase duas décadas, desde o ano letivo de 1998/99.

Este ano, a sessão regional do Parlamento dos Jovens contou com 143 alunos, oriundos de 37 escolas do Ensino Básico, Secundário e Profissional.

Os vencedores desta sessão regional vão representar os Açores na sessão nacional, que terá lugar na Assembleia da República.

DL/Gacs

Categorias: Educação, Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*