EBI de Água de Pau: Reciclomania, de Pedro Seromenho, na hora do conto

Parceria Biblioteca Escolar/Projeto Eco-Escolas – EBI de Água de Pau

Em parceria com o Projeto Eco-Escolas, a equipa da BE selecionou quatro livros, de Pedro Seromenho, que compõem a coleção “ Reciclomania”, para a hora do conto dos meses de janeiro e fevereiro. Os ecopontos vermelho, azul, amarelo e verde “vieram” à hora do conto ensinar miúdos e graúdos a Reduzir, Reciclar e Reutilizar!!!

No início da “Reciclomania”, os alunos do 1º ano ouviram a história O Palhaço Avaria e o Planeta Bateria, uma história sobre um circo, no Planeta Bateria, onde todas as personagens – trapezistas, malabaristas,…- funcionavam a pilhas, todas, exceto uma: o Palhaço Avaria. E é este Palhaço que, no final, vai fazer com que as luzes voltem ao circo e despertem todos aqueles que nele trabalham. Para tal, Avaria apenas tem de carregar as pilhas dos seus amigos… 

Continuando a “mania” da reciclagem, os alunos do 2º ano ouviram o conto Chico Fantástico, o Super Herói de Plástico, um super-herói que, um dia, adormece, sonha e viaja até ao reino da Poliméria, onde tudo é feito de plástico e metal. Ao despertar, o herói é reconfortado pela mãe. Juntos, dirigem-se ao ecoponto amarelo para nele depositarem plástico e metal.

O livro Felismina Cartolina e João Papelão, contado aos alunos do 3º ano, presenteou-os com uma história, igualmente de reciclagem, de amor e paixão entre Felismina e João, filhos de reis inimigos que recorrem aos seus amigos, feitos de papel e cartão, para tentarem compreender o sentimento que, entretanto, começaram a nutrir um pelo outro… Sob o olhar atento de algumas mães e de uma avó, a Coordenadora da BE contou a história e a professora de EVT, Sofia Túbal, ensinou a audiência a reciclar papel.

Finalmente, os alunos do 4º ano ouviram Maria Botelha, uma Garrafa Aventureira, uma garrafa que se sentia velha e cansada até que, um dia, alguém decide pegar nela e levá-la ao vidrão. Neste conto, o jovem público mergulhou na viagem da personagem principal pelo mundo da reciclagem, reencontrando Maria Botelha, no final da história, “novinha em folha”.

E assim terminou a “Reciclomania”, presente na hora do conto da BE, uma “mania” de reciclagem que antecede a vinda, muito aguardada, do escritor e ilustrador Pedro Seromenho à EBI de Água de Pau, no dia 19 de fevereiro! 

(Artigo publicado na edição impressa de março de 2018)

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*