Aprovado o projeto “Lagoa Smart City – Modernização Administrativa”

Foi aprovada a candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Lagoa ao PO Açores 2020 no âmbito do Projeto Lagoa Smart City – Modernização Administrativa no montante global de 1,037 milhões de euros. Trata-se de um projeto que visa potenciar uma administração autárquica mais inteligente e mais próxima dos seus munícipes, através da utilização de sistemas e tecnologias da informação e comunicação e soluções.

Iniciado em 2015, o projeto Lagoa Smart City visou iniciar o processo de uma cidade inteligente, inovadora, inclusiva, resiliente e conectada, norteada pela promoção da qualidade de vida dos cidadãos e do desenvolvimento social, económico e ambiental sustentável e sustentado do concelho. Neste âmbito, a Câmara Municipal tem vindo a implementar um quadro ordenado de ações que incidem sobre os domínios-chave de uma Smart City, nomeadamente governação inteligente e inclusão, inovação e competitividade, conetividade e sustentabilidade ambiental.

Para a presidente do município a modernização administrativa assume-se “como vetor da estratégia de desenvolvimento de Lagoa Smart City, orientando-se por objetivos de transparência, simplificação, desmaterialização, eficiência, celeridade processual e redução de custos, e assente numa lógica de proximidade entre o município e os munícipes”.

Uma nota da autarquia recorda que a Câmara Municipal iniciou o projeto modernização administrativa e reengenharia de processos para a modernização dos serviços que culminará com a certificação no âmbito da ISO 9001:2015, visando a melhoria contínua dos serviços e a satisfação das necessidades e expectativas dos cidadãos e empresas. Ao nível do back-office serão igualmente implementadas soluções de gestão municipal e armazenamento na Cloud que potenciam a eficácia e eficiência operacional.

DL/CML

Categorias: Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*