Relatório que avalia Plano Regional de Saúde disponível no Portal do Governo

O Relatório de Avaliação Intercalar do Plano Regional de Saúde já está disponível no Portal do Governo depois de ter sido entregue na Assembleia Legislativa e ter sido analisado pelo Conselho Regional de Saúde.

Em conferência de imprensa, Rui Luís salientou que a existência de um Plano de Saúde é de “extrema importância para o estabelecimento de linhas estratégicas, para a promoção e a valorização da saúde na sociedade”.

Em 2017, a Secretaria Regional da Saúde tomou a decisão de proceder à avaliação do Plano Regional de Saúde 2014-2020, cujos resultados são agora conhecidos e estão disponíveis no Portal do Governo.

Rui Luís afirmou que há que aprofundar este “guia da saúde pública” no que diz respeito a quatro áreas estratégicas de referência, nomeadamente a promoção de estilos de vida saudável e prevenção de comportamentos de risco, o combate às doenças crónicas, o combate às doenças cérebro-cardiovasculares e o combate às doenças oncológicas.

O Secretário Regional recordou as medidas que estão a ser elaboradas pela tutela para fazer face a estas problemáticas, apontando o Programa Regional para a Promoção da Alimentação Saudável, o Plano de Ação para a Redução dos Problemas ligados ao Consumo de Álcool e o Plano de Ação de Combate ao Tabagismo.

Rui Luís referiu que há ações de curto prazo, mas também de longo prazo, cujo objetivo é serem prolongadas no tempo e que são transversais às diferentes áreas de governação.

DL/Gacs

Categorias: Saude

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*