Câmara de Lagoa avança com Orçamento Participativo Jovem 2018

A Câmara Municipal de Lagoa, à semelhança dos últimos anos, avança, com o Orçamento Participativo Jovem 2018.

O OPJ destina-se a todos os jovens residentes, trabalhadores ou estudantes no concelho de Lagoa, com idades compreendidas entre os 12 e os 35 anos inclusive, que podem apresentar candidatura a nível individual ou em grupo.

A apresentação das propostas deverá ser feita dentro dos prazos definidos em calendário, deverá ser redigida em formulário próprio, disponível no site do município, através do endereço de correio eletrónico para o efeito (opjovem@lagoa-acores.pt), ou entregues em envelope fechado na Câmara Municipal de Lagoa, no edifício dos Paços do Concelho.

A apresentação de propostas decorrerá de 20 de fevereiro a 31 de março, seguindo-se a análise técnica que ocorrerá durante todo o mês de abril, depois a votação que decorrerá durante o mês de maio e por fim a divulgação dos vencedores, a 3 de junho.

Cristina Calisto considera que os jovens devem ter um envolvimento acrescido na sociedade democrática, promovendo uma cidadania ativa.

O OPJ pretende reunir opiniões e contributos importantes junto da juventude lagoense, de forma a inscrever as suas ideias e projetos no Orçamento Municipal e nas Grandes Opções do Plano.

Esta medida apela, não só à participação cívica dos jovens, mas também incita-os a um elevado sentido de cidadania e vivência em comunidade, dando-lhes a oportunidade de um aprofundado diálogo e concertação de propostas, juntamente com o executivo municipal, na definição de prioridades de investimento autárquico.

Os Orçamentos Participativos Jovens são um importante meio de atuação, que potenciam a participação dos jovens na vida das comunidades locais, sendo que, a implementação do Orçamento Participativo Jovem no município de Lagoa vai ao encontro dessas exigências, permitindo adequar as políticas públicas municipais às necessidades e expectativas dos jovens lagoenses, permitindo a participação cívica dos jovens lagoenses na elaboração do orçamento municipal e estreitando a ligação entre a autarquia e os jovens.

A Câmara Municipal de Lagoa dá, desta forma, um passo em frente no apelo à cidadania, contando com a participação dos mais jovens, dando-lhes a oportunidade de desenvolverem processos participativos e de decisão em matérias que lhes dizem diretamente respeito, uma vez que são fundamentais para o seu futuro e para o desenvolvimento do concelho.

DL/CML

Categorias: Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*