Vasco Cordeiro visitou obra de construção do Centro Comunitário do IAC

O executivo regional visitou a obra de construção do Centro Comunitário do Instituto de Apoio à Criança (IAC), um investimento de cerca de 2,4 milhões de euros que vai garantir às crianças e jovens uma resposta de qualidade na promoção da sua autonomia.

A Secretária Regional da Solidariedade Social salientou que, com esta parceria para a construção do novo Centro Comunitário, que deverá estar concluído em agosto, o IAC “vê, assim, fortalecida a sua capacidade de resposta” nas várias valências que desenvolve na área da infância e juventude e que abrangem cerca de 300 crianças e jovens.

Esta parceria, segundo a Secretária Regional, justifica-se pelo facto do IAC disponibilizar respostas diferenciadas na sua área de intervenção, entre as quais o Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil, que promove a autonomia dos jovens, capacitando-os para a empregabilidade.

Na ocasião, Andreia Cardoso adiantou aos jornalistas que o trabalho que tem sido feito com os Centros de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil da Região, que são respostas inovadoras a nível nacional, vai incluir, agora, uma fase de investimento na formação dos técnicos que trabalham com as crianças e jovens.

Este Centro Comunitário Multivalências incluirá as várias áreas de atividade do IAC, como as valências de Animação de Rua, o SOS-Criança, o Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil, os serviços de Mediação Tutelar e espaços de formação e informação, bem como todos os serviços gerais da instituição.

Na área da infância e da juventude, estão em curso, em diversas ilhas dos Açores, investimentos de quase 13 milhões de euros na construção e ampliação de várias creches, jardins de infância e centros de atividades de tempos livres.

Ainda no que respeita a esta área, os Açores dispõem de cerca de 300 respostas sociais, que são frequentadas por mais de 10 mil crianças e jovens das nove ilhas da Região.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*