Atividade sísmica registou incremento significativo na parte central da ilha de São Miguel

Segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), regista-se desde as 23h47 de domingo um incremento significativo da atividade sísmica na parte central da ilha de S. Miguel, numa zona epicentral localizada entre o Vulcão do Fogo e o Sistema Vulcânico Fissural do Congro.

Até ao final da manhã de hoje, foram registados mais de 100 eventos, tendo os mais fortes sido sentidos em Porto Formoso, Furnas, Vila Franca do Campo, Água d’Alto, Maia, Fenais da Ajuda e Rabo de Peixe, com uma intensidade máxima IV/V.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda que sejam tomadas, entre outras, as seguintes medidas de autoproteção, nomeadamente manter a calma e conte com a ocorrência de possíveis réplicas; não acender fósforos nem isqueiros, pois pode haver fugas de gás.

Ter cuidado com vidros partidos ou cabos de eletricidade e evite ferimentos protegendo-se com vestuário adequado; lempar urgentemente os produtos inflamáveis que se tenham derramado.

Estar atento às informações e indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*