Aumento da taxa de abandono escolar precoce nos Açores é “preocupante”

A deputada do PSD/Açores Maria João Carreiro considerou “preocupante e motivo de reflexão” o aumento da taxa de abandono escolar precoce na Região, dado que aconteceu em contraciclo com o continente, onde se verificou uma redução deste indicador.

A taxa de abandono escolar precoce aumentou nos Açores em 2017 para 27,8 por cento, enquanto que no continente se registou uma redução para 11,9 por cento, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística.

Maria João Carreiro salientou que a preocupação com o aumento da taxa de abandono escolar precoce, agora conhecida, se vem juntar à recente divulgação dos rankings escolares nacionais, “nos quais nenhuma escola na Região se posiciona entre os primeiros cem lugares”.

Para a deputada social-democrata, este conjunto de resultados “mostra que os Açores continuam a ser os primeiros dos últimos, o que reforça a necessidade de uma reflexão sobre a Educação” no arquipélago.

A parlamentar do PSD/Açores alertou também para os “persistentes maus resultados” da Região em estudos internacionais, lembrando que, em 2015, o arquipélago continuava nos últimos lugares do ranking dos estudos PISA, “distanciando-se cada vez mais da média nacional”.

Maria João Carreiro sublinhou que “os professores e alunos açorianos não são, à partida, piores do que os professores e os alunos de todo o país”, razão pela qual “é necessário investir numa Educação centrada no aluno, em que os professores desempenham um papel fundamental no processo de formação”.

A deputada social-democrata reafirmou que é “fundamental” reforçar a autonomia das escolas, transformando o projeto educativo de cada estabelecimento de ensino num “plano anual de melhorias de resultados educativos, com objetivos e metas quantificáveis, que possam conduzir a créditos pedagógicos e financeiros em função dos resultados obtidos no seu contexto”.o.

DL/PSD

Categorias: Educação, Política

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*