Vasco Cordeiro destaca projeto que envolve comunidade e famílias no objetivo do sucesso escolar

O Presidente do Governo visitou a Escola Básica e Integrada de Água de Pau, no concelho da Lagoa, onde constatou a importância do envolvimento da comunidade e das famílias no projeto que está a ser implementado, no âmbito do ProSucesso, com o objetivo de aumentar o sucesso escolar dos alunos.

Nesta escola, o Presidente do Governo teve oportunidade de visitar vários projetos que estão a ser desenvolvidos no âmbito do Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar (ProSucesso), nomeadamente os laboratórios de aprendizagem de Francês, atividades sobre o uso responsável da Internet e a ‘Aula de Fora’, uma iniciativa que consiste em ter um convidado exterior à escola que dá o seu testemunho de vida aos alunos.

Além disso, Vasco Cordeiro reuniu-se com parceiros do Projeto de Intervenção Comunitária ‘Sucesso Educativo – Escola, Comunidade, Família’, que se iniciou em 2016/2017 em estabelecimentos de ensino do concelho da Lagoa com o envolvimento de diversas entidades, e que está também a ser implementado no concelho de Vila Franca do Campo.

Em declarações aos jornalistas, o Presidente do Governo adiantou ainda que os resultados já alcançados no âmbito dos vários projetos do ProSucesso são “incentivadores e entusiasmantes”, mas alertou que este é um processo longo, com um horizonte temporal de 10 anos, constituindo um desafio de persistência para se manter este caminho em relação ao sucesso escolar dos alunos açorianos.

Relativamente ao Projeto de Intervenção Comunitária no Concelho de Lagoa ‘Sucesso Educativo – Escola, Comunidade, Família’, Vasco Cordeiro destacou a forma como todas as instituições que estão envolvidas, mais do que desenvolverem abordagens diferentes entre si, articularam o seu trabalho em benefício dos alunos das respetivas escolas.

No ano letivo 2016/17, o Projeto de Intervenção Comunitária foi desenvolvido nas três unidades orgânicas do concelho de Lagoa – EBI Água de Pau, EBI de Lagoa e ES de Lagoa –, tendo-se verificado uma melhoria nas médias dos resultados dos alunos e uma redução na retenção e absentismo escolar.

Este projeto está a ser implementado, no ano letivo em curso, nas duas unidades orgânicas do concelho de Vila Franca do Campo (EBI de Ponta Garça e EBS de Vila Franca do Campo), contando com o apoio da Câmara Municipal.

Depois de salientar que, ao nível da educação, é ainda necessário “fazer mais e melhor”, o Presidente do Governo adiantou que os Açores já apresentaram, nos últimos anos, uma tendência de recuperação dos resultados neste setor.

DL/Gacs

Categorias: Educação, Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*