Ponta Delgada debate mobilidade na tour das cidades inteligentes

Ponta Delgada vai ser palco de um workshop dedicado à Mobilidade, a 23 de fevereiro, no âmbito da do programa da “Smart Cities Tour 2018” da Associação Nacional de Municípios Portugueses, anunciou hoje o Presidente da Câmara Municipal.

Em Conferência de Imprensa José Manuel Bolieiro afirmou que vai ser “um dia de trabalho, de reflexão e de encontro de experiências que colocará Ponta Delgada como capital das cidades inteligentes” ao nível do país.

O autarca mostrou-se satisfeito pelo trabalho na área da mobilidade, bem como na comunicação e no ambiente, já em curso em Ponta Delgada para tornar a cidade mais inteligente, mas reconheceu que existe nesta matéria uma necessidade de constante atualização de conhecimentos.

O workshop “Mobilidade” vai ter lugar a 23 de fevereiro, a partir das 09h30, numa iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Ponta Delgada e da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), através da Secção de Municípios “Cidades Inteligentes”, e em parceria com a NOVA Information Management School, da Universidade Nova de Lisboa.

O programa, que pretende abranger todas as autarquias dos Açores, Universidade dos Açores e tecido empresarial, contará com dois painéis, o primeiro de enquadramento do tema, e o segundo com as visões do território, havendo, igualmente, espaço para debate.

No painel inicial, moderado pela vereadora da Câmara Municipal de Ponta Delgada Alexandra Viveiros, responsável pelas áreas da modernização e novas tecnologias, participam Miguel de Castro Neto, da NOVA Information Management, e Elisabete Martins, do Centro de Congressos de Lisboa, com os temas “A Cidade como Plataforma” e “Portugal SmartCities Summit”, respetivamente. As empresas Altice e CTT também estarão presentes para falar da “Construção de Smart Cities” e “Serviços Inteligentes”.
No período da tarde, o Município de Vila Real apresenta “Um estudo com a Universidade de Coimbra para a gestão do Tráfego e do Estacionamento”, e Jorge Tavares, da Câmara Municipal de Ponta Delgada, fará uma exposição sobre a “PDL Smart City”.

O painel, moderado por Miguel de Castro Neto da NOVA Information Management School, será complementado com a experiência e conhecimento do tecido empresarial local, com Luís Sousa da Acingov que abordará “A experiência na concessão de estacionamento em Ponta Delgada: App de pagamento, Smartparking”, e Paulo Moniz, da Globaleda, que dará a conhecer “A plataforma da Rede Digital Terrestre”.

João Porteiro, da Universidade dos Açores, irá partilhar o “Estudo Sobre Mobilidade sustentável em PDL”.

Também está prevista a possibilidade de, durante o almoço, ter lugar uma palestra proferida pelo CEO da IBM Portugal, o micaelense António Raposo Lima.

A abertura do evento, pelas 09h30, contará com a representação institucional do Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, do vice-presidente da ANMP, António Almeida Henriques, do Diretor Regional da Ciência e Tecnologia, Bruno Pacheco, do Presidente da Fundação AIP, Rocha de Matos, e do coordenador da Smart Cities Tour 2018, Miguel de Castro Neto.

A participação no Workshop Mobilidade é gratuita, mas carece de inscrição prévia, através da página www.anmp.pt.

A Associação Nacional de Municípios Portugueses realiza entre janeiro e março de 2018 um conjunto de 7 workshops temáticos, a que foi dada a designação de Smart Cities Tour 2018 .

A iniciativa pretende apresentar o estado da arte, com a participação do território, das universidades e das empresas, e conhecer os principais desafios e projetos concretos que os municípios da rede têm nas diferentes dimensões envolvidas.

Os temas abordados passam por resiliência (Portalegre), cidade com plataforma (Albufeira), mobilidade (Ponta Delgada), sustentabilidade económica e financeira (Guimarães), turismo (Funchal), edificado (Seixal) e inovação (a definir).

A tour termina com a Cimeira dos Autarcas a 11 de abril, em Lisboa, onde vão ser apresentadas as conclusões dos workshops temáticos.

DL/CMPD

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*