Governo dos Açores vai reforçar parcerias de suporte à reinserção social de reclusos

O Governo dos Açores vai estabelecer novas parcerias com o intuito de assegurar um suporte permanente à população reclusa, na sua preparação para a saída e após a saída dos estabelecimentos prisionais da Região, anunciou hoje a Secretária Regional da Solidariedade Social.

Andreia Cardoso falava no final de uma reunião com o Diretor-Geral de Reinserção Social e Serviços Prisionais, Celso Manata.

O protocolo, a firmar até ao final do primeiro semestre deste, permitirá, assim, unir os esforços do Governo dos Açores, da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, dos estabelecimentos prisionais e do Instituto da Segurança Social dos Açores, assim como das instituições particulares de solidariedade Kairós e ARRISCA.

Este trabalho conjunto visa dotar os ex-reclusos de competências pessoais, sociais e profissionais que facilitem a sua reinserção social, assegurando o seu acesso a apoio psicossocial, que acompanha, entre outros aspetos essenciais, a manutenção dos vínculos familiares.

Na sequência do Orçamento Participativo Portugal, foram selecionadas três iniciativas a desenvolver no Estabelecimento Prisional de Angra do Heroísmo, no âmbito da formação e capacitação dos reclusos, tendo uma sido proposta pela Cáritas da Ilha Terceira e as duas restantes por particulares.

O encontro que se realizou esta tarde em Angra do Heroísmo teve como objetivo a articulação de esforços entre o Executivo Açoriano e Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais na implementação das iniciativas selecionadas, que deverão, no futuro, dar origem a um novo protocolo entre ambas as entidades.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*